A Cabeça

O Padrão Básico da Nippo estabelece: “Cabeça: A testa é larga, as bochechas bem desenvolvidas, e o pescoço robusto”.

A cabeça é uma parte extremamente importante do tipo do cão Japonês. É importante não apenas na aparência geral e estrutura do cão, mas também por razões mais específicas. Primeiro, a expressão da face é crítica na determinação de queno cão possui o temperamento adequado (isto é: ousadia boa natureza e sinceridade) mencionados no Padrão em Essência e sua expressão e vistos antes). Segundo, estrutura da cabeça determina em elevado grau se o cão possui os sinais genéticos apropriados.

Na avaliação da cabeça, há duas considerações gerais:

1. Os itens estruturais fáceis (exemplo comprimento, largura, formato);

2. Os itens mais subjetivos (exemplo, características, caráter e expressão).

Estrutura

A estrutura da cabeça é decorrente dos ossos da cabeça, que consistem do crânio (formando a parte traseira da cabeça e contendo o cérebro) e os ossos faciais (incluindo os ossos da cana nasal e o maxilar e a mandíbula com as suas articulações). A parte traseira do crânio tem uma excrecência chamada occiput que pode ser sentida entre as orelhas, essa marca é o final do crânio. E é o ponto do qual é medido o comprimento do crânio e o comprimento total da cabeça são medidos. Os ossos da cabeça dão a base para as quantidades que podem ser medidas, tais como o comprimento e largura da cabeça, as bochechas, o stop e o focinho.

1

O comprimento total da cabeça é obtido da combinação do focinho e do crânio traseiro. O comprimento do crânio traseiro é medido da ponta do occiput até o meio do stop, enquanto a medida do focinho é calculada do meio do stop até o fim da trufa. A razão entre as duas partes é muito importante, com a traseira do crânio e o focinho tendo 60 e 40 por cento respectivamente. Uma linha imaginária desenhada entre as duas extremidades internas dos olhos pode ser utilizada para indicar o meio do stop.

A largura da cabeça é determinada pela extensão da maçã do rosto (osso malar ou zigomático). O Shiba tem bochechas bem cheias, e isso pode dar a impressão de que a cabeça em si é mais larga do que realmente é. Essas bochechas cheias não apenas fazem a cabeça parecer mais larga do que em outras raças de cães, mas também fornece à cabeça uma impressão de robustez.

Embora nenhuma especificação seja dada em relação à largura da testa, o Padrão diz que ela deve ser larga. É raro ver um Shiba que possua uma testa larga demais. Uma testa estreita pode resultar de uma estrutura óssea estreita; ou, apesar da largura real do crânio, de orelhas que sejam demasiado próximas. Uma testa estreita fornece uma aparência apertada para a face e estraga enormemente a dignidade da expressão.

2

Em adição à largura da testa , os seguintes pontos devem ser considerados. Primeiro, a testa deve ser plana. Vista de frente ou de lado, não deve existir um calombo perceptível na testa. Uma testa arredondada produz uma cabeça em forma de maçã, que é uma falta comum entre os Shibas. Segundo, embora não devam existir rugas na cabeça do cão japonês, pode existir um sulco do centro da testa, terminando no stop. Esse sulco pode ser dificilmente notado, dependendo da pelagem, e nunca pode ser profundo.

As bochechas cheias do Shiba – como o cume do Rhodesian Ridgeback ou a orelha em tulipa do Collie – são características especiais, assim como espírito audaz do temperamento do Shiba ou orelhas eretas. Portanto, bochechas cheias são muito importantes. Palavras como roliço, muito arredondado, embolsado para fora, são utilizadas para descrever as bochechas. O nariz correto, afunilado, contrasta com as bochechas bem cheias, e é esse contraste que fornece à face muito de sua expressão característica. De frente, o Shiba parece um texugo por causa das bochechas largas e focinho afunilado.

O stop é a linha divisória entre o focinho e a parte traseira do crânio. Porque ele marca a transição entre a larga testa e as bochechas cheias com o contrastante focinho seco e afunilado, o stop precisa ser definido. Isso não significa que ele deva ser abrupto. Na área entre os cantos internos dos olhos haverá uma leve curva descendente. Essa curva precisa ser clara, mas ela precisa ser leve, ou seja, um stop moderado. Um stop particularmente raso é destacado nas Resoluções de Julgamento como uma falta, mas um stop excessivamente profundo também é indesejável.

Características e Expressão

O cão nativo japonês possui a expressão apropriada quando em harmonia com suas características. Todos os itens até aqui discutidos – os olhos, orelhas, focinho, traseira do crânio, stop, lábios, e trufa – em conjunto formam a aparência da face, e se algum deles estiver fora de proporção ou harmonia com o restante, o resultado será uma expressão grosseira ou desagradável. Com algo como expressão facial, que evoca uma reação subjetiva, nós precisamos considerar a impressão geral produzida, bem como as partes individuais.

De acordo com especialistas em criação japoneses, rugas na testa estragam seriamente a expressão geral da face. Rugas são normalmente a figura oito, em forma de vê ou linhas paralelas. Se o sulco que está no centro da testa é profundo é considerado ruga e, portanto, é falta.

Na expressão, como na estrutura, a distinção entre macho e fêmea precisa estar prontamente aparente. A expressão do macho deve transmitir firme ousadia, enquanto a expressão da fêmea pode ser mais leve e mais refinada. O cão expressa seus sentimentos com o corpo inteiro, mas como nas pessoas, é na face que as emoções são mais claramente vistas. Movimentos dos olhos e das orelhas e vocalizações tais como latidos ou choramingos podem expressar alerta, medo, alegria, raiva, e muitas outras emoções. Por essa razão, a aparência facial é crítica na avaliação do apropriado temperamento do Shiba.

Concluindo: a cabeça é uma parte muito importante do Shiba e deve receber um grande peso no julgamento da raça. Na avaliação da cabeça a maturidade do cão deve ser considerada. É um grande erro julgar o cão jovem – no qual o desenvolvimento não está completo – pelo padrão de cabeça que se espera de um cão completamente desenvolvido.

CBKC

Últimos posts

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-09.42.43

Entrevista com Elettra Grassi para brasileiros

E-books

dragaopath

black Worlock Kennel

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?