12
13

Os Olhos

O padrão básico da Nippo determina: “Olhos são aproximadamente triangulares e se inclinam para cima na direção do canto externo do olho. A cor da íris é marrom bem escuro”.

Forma

A forma dos olhos é determinada pela forma das pálpebras superior e inferior; ou seja, a forma é o resultado da abertura criada pelas pálpebras. Em vários estados emocionais, a forma do olho se modifica, com o movimento das pálpebras. Por exemplo, se o cão está caçando e vê alguma presa, seus olhos podem se tornar muito grandes e arredondados enquanto olha. Mas em estado normal e com a mente tranquila, as pálpebras devem apresentar um formato aproximadamente triangular. A pálpebra superior é um pouco mais longa que a inferior, devido ao movimento para cima e para baixo, sobre o globo ocular. Quando aberto e quando o cão está em um estado relaxado, essa pálpebra superior possui um arco distinto e é isso que fornece o “aproximadamente” triangular. Esse arco é um pouco mais próximo do canto interno do olho do que do externo. Então, se virmos os três lados do triângulo como feitos de duas linhas nos lados (a pálpebra superior) e a linha formada pela pálpebra inferior, podemos ver que o triângulo não é perfeitamente equilateral, mas um pouco estendido em seu lado externo.

É igualmente importante para a forma do olho possuir a apropriada inclinação para cima no sentido do canto externo do olho. Demasiada inclinação produz uma expressão severa, enquanto muito pouca produz uma aparência suave. Para desenhar o ângulo correto de inclinação, imagine uma linha reta indo do canto interno do olho até que toque a orelha. Se a linha tocar o lado da cabeça exatamente no ponto mais baixo de inserção da face externa da orelha, esse é o ângulo correto de inclinação do olho.

14

Tamanho

Olhos pequenos são preferíveis no Shiba. É possível que os olhos sejam muito pequenos, mas isso é raro. É muito mais comum que os olhos sejam muito grandes. Em razão do tamanho pequeno do Shiba, seus olhos são relativamente grandes na proporção com a cabeça do que nas raças japonesas maiores. É por isso que o Shiba é especialmente propenso ao defeito de olhos grandes, arredondados. Olhos grandes são meio arredondados e protuberantes, enquanto olhos pequenos parecem estar mais profundamente na cabeça. Isso faz sentido quando você considera que cães com olhos grandes e pequenos provavelmente possuem globos oculares de tamanho similar; é o tamanho e formado dos ossos da testa e a cavidade ocular e particularmente o tamanho da abertura formada pelas pálpebras que determina o “tamanho” do olho. Os olhos das fêmeas frequentemente parecem maiores, devido à pequenez e fineza de sua estrutura óssea. O ponto mais importante a lembrar na avaliação do tamanho dos olhos é que eles devem harmonizar com o resto da cabeça.

Posição

A posição dos olhos envolve dois fatores: a distância entre os olhos, e quão profundamente os olhos estão assentados na cavidade ocular. A distância apropriada entre os olhos depende da estrutura da testa e varia com a largura dela. Se os olhos estiverem muito distanciados, a aparência parece “desmoronar” e a expressão não apresenta o espírito apropriado do Shiba. Por outro lado, se estiverem muito próximos, a expressão tem uma aparência severa, ladina

Estar colocados na cavidade ocular na profundidade devida é muito importante para o olho correto. Se a cavidade ocular for muito rasa, os olhos sobressaem e, provavelmente, parecem demasiado redondos. Isso é comumente chamado de olho abaulado. Como distinguimos olhos que são muito profundos dos que são muito rasos? Se a parte mais elevada da superfície curva do olho avança além do plano da cavidade ocular, então o olho está saliente. Se o ponto mais alto da superfície do olho não alcança o plano da cavidade ocular, então o olho estão muito profundos. Idealmente, o ponto mais elevado do globo ocular deve nivelar com a cavidade ocular, mas, novamente, considerações no julgamento devem ser dadas aos fatores de expressão já discutidos. Outros fatores que podem afetar a aparência de olhos profundos ou protuberantes são a condição do pelo, as condições de saúde e nutrição do animal e os músculos da face.

Cor

A cor do olho é determinada pelo número de grânulos de pigmentos, chamados de melanina, que estão presentes na iris. Esses grânulos são sempre de cor marrom, mas variações ocorrem em virtude de diferenças no seu número e densidade. O ideal “cor marrom muito escuro” (tem uma pitada de preto) vem de grânulos de pigmentos que são numerosos e densamente dispostos. Quando os grânulos são em menor quantidade a cor será marrom mais claro ou amarelo claro, e quando o numero e tamanho são extremamente menores, olhos cinza ou azul claro são produzidos.

A cor da iris é importante não apenas por questões de qualidade estética dos olhos, mas também por seu impacto na expressão do cão. Quando os olhos são marrom bem escuro e misturam com a cor da pupila, isso dá uma expressão composta à face. Por outro lado, se os olhos são de cor clara, o contraste com a pupila negra dá uma aparência “avoada” não confiável, e os olhos são desagradáveis de ver tal como os de uma ave de rapina. Há quatro níveis gerais para de cor do olho ocorrentes no Shiba:

Marrom muito escuro. Com essa cor ideal, a iris e a pupila dão a impressão de uma única cor escura. Se você olhar de perto, verá que a iris não é idêntica à pupila, porque a pupila é preta e a iris um denso marrom muito escuro. Mas as cores da pupila e da iris são suficientemente similares para parecer misturarem uma na outra e a aparência de um tom de cor é dada.

Marrom escuro. Olhos que são um pouco mais claros do que o ideal marrom muito escuro, mas que apesar disso são marrom bem escuro, são aceitáveis. Caso dois cães sejam iguais em todos os aspectos exceto que um tem olhos marrom muito escuro e o outro marrom escuro, o que tiver os olhos mais escuros deve vencer. Entretanto o cão com olhos apenas marrom escuro não deve ser penalizado em julgamento regular. Olhos que são marrom muito escuro podem ser distinguidos de marrom escuro por que com olhos marrom escuro a iris e a pupila não parecem se misturar em apenas um tom, mas contrariamente podem ser distinguidas como cores de alguma forma diferentes.

Marrom claro ou amarelados. Essas cores são mais faltosas de pigmentos do que a marrom escuro e são faltas. A iris é clara o suficiente para apresentar um nítido contraste com a pupila negra do olho (o suficiente para dar um padrão de olho de boi). Se a iris for mais clara que a pupila mas não o suficiente para ser obviamente diferente e o olho tem a cor básica marrom, então é classificada como aceitavelmente marrom.

Cinza, amarelo claro, azul claro. Essa cores são faltas maiores e são obviamente indesejáveis ao extremo. Embora muito raras no Shiba, são ocasionalmente vistas.

Expressão

Os olhos podem expressar emoções das seguintes formas: alegria é demonstrada pelo estreitamento do olhos; extase por olhos brilhantes; pesar por olhos lacrimejantes; e raiva por olhos fixos e sobrancelhas eriçadas. Nos humanos os olhos são tão bons como palavras para expressar emoções. Nos cães, também, os olhos são muito expressivos, e essa é uma razão pelas quais os cães são bons companheiros para os humanos. A expressão dos olhos de um cão japonês deve mostrar as características importantes de espirito audaz, compostura, obediência, lealdade e elevada inteligência. Contrariamente, temperamento fraco se reflete quando um cão olha para longe, rola os olhos mostrando o branco deles, ou olha incansavelmente de lugar a lugar. Esses movimentos do olho indicam um cão que é suspeito ou servil.

CBKC

Últimos posts

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-09.42.43

Entrevista com Elettra Grassi para brasileiros

E-books

dragaopath

black Worlock Kennel

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?