O Pescoço

O pescoço deve ser meio grosso em circunferência. O pescoço é maior no ponto em que conecta com os ombros, então gradualmente estreita quando se eleva para a cabeça. O pelo cresce mais grosso no pescoço do que em outras partes do cão e é mais denso na traseira e laterais do pescoço, assim que alguém precisa separar o pelo para ter uma ideia da grossura real do pescoço.

Quando um cão está parado em atenção, ele naturalmente mantém a sua cabeça elevada. Nessa posição, a linha da traseira do pescoço forma um ângulo de 50º aproximadamente com a linha das costas. A linha da inclinação das orelhas para a frente corre pela linha da inclinação do pescoço em uma curva suave, aparentemente sem uma quebra no perfil visto de lado. Quando um cão para naturalmente assim na pista de exposições, com a cabeça elevada e o perfil do pescoço formando uma linha suave, é uma boa pose.

Quando o Shiba caminha ou trota, a cabeça é mantida um pouco mais baixa do que quando em atenção, mas quando o cão está correndo o mais que pode, o pescoço é carregado quase que paralelo ao solo. Essa extensão do pescoço enquanto o cão está correndo é necessária para mover o centro de gravidade para a frente. Quando o peso do corpo está na maioria nas pernas dianteiras, as pernas traseiras são capazes de mover mais livremente e impulsionar o corpo mais rápido.

O pescoço também suporta a cabeça e dá força ao seu movimento, tais como mordendo ou carregando presas. É por isso que o Padrão estabelece que o pescoço precisa ser robusto e essa força é refletida na grossura. Em um cão com o pescoço apropriadamente robusto, a transição entre o pescoço e o ombro não é notável. Cães que apresentam uma linha de definição onde o pescoço termina e o ombro começa são usualmente delgados com pescoços finos.

Não há medida definitiva para o comprimento correto do pescoço, porque o comprimento correto depende da espessura do pescoço para cada cão. Um pescoço fino dá a impressão de demasiado comprimento, seja ou não muito longo, enquanto um pescoço muito grosso dá a impressão de curto. Portanto, o comprimento ideal do pescoço não pode ser reduzida a uma quantidade matemática. O Shiba parecer ter um pescoço mais curto do que os cães japoneses nativos de porte médio. Os comentários japoneses sobre o atributo de pescoço mais curto é acreditado ao tipo de caça que ele faz. Isso pode ser referência ao tipo de terreno em que o Shiba normalmente caça (moitas baixas e espessas e florestas) ou podem refletir o fato de que os cães japoneses devem ser robustos para subjugar presas que são consideravelmente maiores do que eles (há relatos de Shibas segurando ursos no campo).

A pele no pescoço deve parecer firmemente fixada aos músculos que recobre. Quando a pele no pescoço é folgada, ela dá a impressão que o cão é velho ou fora de forma. Pele solta no pescoço de alguns cães, particularmente na parte inferior do pescoço, pode causar rugas no pescoço ou uma caída na linha da garganta. Isso não apenas parece mal mas também é um sinal que o cão pode não ser de raça pura. Pele pendurada no pescoço é completamente atípico no Shiba.

CBKC

Últimos posts

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-09.42.43

Entrevista com Elettra Grassi para brasileiros

E-books

dragaopath

black Worlock Kennel

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?