Coceira em Shibas

De acordo com a 2023 Nationwide Survey on pet insurance data, sobre dados de seguros para animais de estimação, nos Estados Unidos pelo décimo primeiro ano consecutivo a dermatite alérgica foi a principal razão pela qual os cães foram levados ao veterinário

Coceiras em Shibas

A maioria dos cães com dermatite atópica começa a apresentar sinais entre um e três anos de idade. Os cães afetados geralmente reagem a vários alérgenos e apresentam alergias concomitantes a pulgas ou alimentos. Se os alérgenos agressores puderem ser identificados por testes cutâneos intradérmicos (testes cutâneos) ou exames de sangue, o cão deve ser protegido da exposição a eles tanto quanto possível. Como a maioria desses alérgenos são ambientais, isso é difícil e são prováveis episódios recorrentes. Os sintomas da atopia podem ser controlados, mas geralmente não é possível uma cura permanente. O tratamento depende em grande parte da duração da estação alérgica específica. Pode envolver uma ou mais das três terapias a seguir:

Pode ser tentador, tentar aliviar o desconforto do cão através de remédios caseiros ou medicamentos sem receita, mas isso pode piorar o problema.

Encontrar a causa do problema, em conjunto com o Veterinário, é o único meio de solucionar:

 

A coceira não é o único sinal de alergia, há outros como a urticária, etc. Talvez o mais alarmante de todos os tipos de reações alérgicas em cães seja o choque anafilático, ao qual os cães são tão sujeitos como os humanos. Eles representam uma reação grave a um alérgeno, quando os anticorpos produzidos reagem negativamente ao alérgeno, diminuindo rapidamente a pressão arterial do cão e deixando-o em estado de choque. Isso pode ser fatal se não for tratado, mas felizmente as reações anafiláticas são raras em cães.
Pode ser uma resposta a qualquer alérgeno, mais comumente picadas de abelha ou vespa, ou reações a vacinas. Por causa disso, seu veterinário sempre recomendará ficar de olho em seu cão depois que ele receber qualquer nova vacina, medicamento ou alimento, pois ele pode ser alérgico.
Se o cão teve um incidente passado, o dono pode carregar uma “caneta de adrenalina”, como medida preventiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?