TEMPERAMENTO E CARACTERÍSTICAS DO SHIBA

Temperamento do Shiba

A Santíssima Trindade

Os japoneses têm três palavras para descrever o temperamento do Shiba, que constam do padrão da NIPPO.

敢為 Kan’i

Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça - é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.

良性 Ryosei

Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.

素樸 Soboku

Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.

“kan-i”  designa bravura e intrepidez, associada a grande calma e força mental. O oposto é “ryosei” que significa bom coração com boa disposição. Uma nunca poderá existir sem a outra. O lado encantador do Shiba é “soboku” que é simplicidade com um espírito refinado e aberto. Eles se combinam para criar a personalidade “irresistível” deste cão.

TEMPERAMENTO DO SHIBA

Informações Diversas

Tamanho e Peso

Nos termos do Padrão do Shiba, quando medidos, no encontro do pescoço com o início do dorso, ou seja, na cernelha, os machos dever ter 39,5 cm e as fêmeas 36,5 cm, com uma tolerância de 1,5 cm para mais ou para menos. Devem pesar entre 8 e 10 kg, dependendo da altura.

Pulso:

Filhotes: 120 a 160 batimentos por minutos.
Adultos: 60 a 140 batimentos por minuto.

Temperatura e Frequência Cardíaca

Temperatura 38,05 a 39,16 graus Celsius.
Taxa respiratória: 10 a 20 por minuto.

Expectativa de vida:

Shibas têm uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos. Entretanto, a convivência com grupos de proprietários apaixonados por seus cães e cuidadosos com suas necessidades tem demonstrado aproximação com o limite superior e até a sua superação.

Inteligência

Stannley Coren, professor de psicologia na Universidade de British Columbia, em Vancouver, B.C., Canada, publicou “A Inteligência dos Cães”. Desde então esse livro tem sido adotado como padrão para classificar a inteligência das diferentes raças caninas. Ele descreve três categorias de inteligência:

inteligência instintivarefere-se à capacidade de uma raça de realizar as tarefas para a qual foi criada tais como guarda, pastoreio, caça, apontamento, busca ou fornecimento de companhia

inteligência adaptativarefere-se a quão bem a raça é capaz de resolver problemas por si mesmo.

inteligência de trabalho e obediênciarefere-se a quão rápido os cães são capazes de aprender com humanos.

O Shiba se destaca nas duas primeiras modalidades de inteligência, mas seu reconhecido egocentrismo e teimosia faz com que se coloque na 48ª posição entre 79 possíveis para esse tipo de inteligência em aprender com o homem, exigindo 25 a 40 repetições para que obedeça aos comandos 50% das vezes ou mais.

Tamanho da Ninhada

Embora, as ninhadas variem em número, para mais e para menos, a ninhada média será de três filhotes.

Condições de Vida

O Shiba pode viver em ambientes pequenos, tal como apartamentos, mas é atlético e muito energético e precisa de exercícios diários. Precisa de estímulos físicos e mentais para manter sua saúde psicossomática.

CBKC

Últimos posts

O Homem e o Cão

O Homem e o Cão

E-books

dragaopath

Ryuu Katana

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?