Temperamento do Shiba

psiquiatra

Um Samurai

Os japoneses têm três palavras para descrever o temperamento do Shiba, que constam do padrão da NIPPO.

敢為 Kan’i

Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça - é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.

良性 Ryosei

Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.

素樸 Soboku

Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.

“kan-i”  designa bravura e intrepidez, associada a grande calma e força mental. O oposto é “ryosei” que significa bom coração com boa disposição. Uma nunca poderá existir sem a outra. O lado encantador do Shiba é “soboku” que é simplicidade com um espírito refinado e aberto. Eles se combinam para criar a personalidade “irresistível” deste cão.

Temperamento do Shiba

Temperamento do Shiba

Gretchen Haskett e Susan Houser publicaram - The Total Shiba - minha edição é de 1997, mas com certeza ainda é o melhor livro sobre a raça.

Assim elas descrevem As Características do Shiba:

"O temperamento Shiba é uma mistura de spitz, terrier e características de gato. Shibas são orgulhosos, leais, teimosos, inteligentes, limpos, atléticos, corajosos e enérgicos. Eles são pacientes com crianças e geralmente toleram ser abraçados, vestidos com roupas de boneca e arrastados pela coleira.

Os japoneses têm uma palavra, “kan-i”, que significa ousadia espirituosa, que captura a essência do temperamento Shiba: corajoso e extrovertido, mas não imprudente ou desobediente. Eles têm o tamanho certo para uma casa ou apartamento.

Embora alguns Shibas sejam tagarelas e deixem você saber sua opinião sobre tudo (empregando uma ampla variedade de estilos vocais para fazer isso), os Shibas geralmente não latem à toa. Excelentes cães de guarda, o latido de um Shiba geralmente significa que um humano ou canino está se aproximando.

Eles são fáceis de cuidar, exigindo apenas um banho ocasional e escovação para remover a sujeira que parece descascar de seus pelos grossos.

Eles são próprios para abraçar e afagar com sua pelagem e disposição ensolarada, mas são resistentes e fortes o suficiente para acompanhar os membros mais ativos de sua família.

Shibas são cães de exposição naturais, andando pela pista como se tivessem nascido para isso. inteligentes o suficiente para treinar em obediência e capazes de farejar o caminho de rastreamento mais difícil. São atléticos, ágeis e não perderam o instinto de caça para o qual foram originalmente criados: Eles eram empregados principalmente para caçar pássaros e pequenos animais, embora tenham sido usados para caçar javalis e, ocasionalmente, até mesmo para caçar ursos.

Apesar de todos esses aspectos positivos, existem algumas desvantagens em possuir um Shiba. Muitos Shibas (especialmente fêmeas) emitem um grito horripilante para avisar seus donos de que alguém está se aproximando da casa, e isso pode ser um pouco demais quando você recebe amigos para um jantar. Todos os cachorros adoram mastigar, mas alguns Shibas nunca superam o desejo,

Como acontece com qualquer cão, seu Shiba deve ser treinado desde cedo para obedecer aos comandos "largue" e "não mastigue". Os Shibas devem receber um bom suprimento de ossos de náilon e brinquedos saltitantes de borracha dura. Tiras de couro cru não são seguras para a maioria dos Shibas. Esses itens simplesmente não são robustos o suficiente para as mandíbulas fortes e os dentes afiados e podem ser perigosos para ele se engolidos. comando.

Uma vez que um Shiba está correndo, é quase impossível pegá-lo. Antes de decidir descobrir o que você está gritando, ele pode se tornar vítima de um carro que passa. Eles se metem em problemas antes de perceberem o quão longe de casa eles seguiram um cheiro. Um Shiba sem guia pode muito bem partir em um trote proposital e continuar por quilômetros.

Os talentos de escavação e salto do Shiba exigem atenção especial. Eles vão fazer buracos sempre e onde for possível, com muito propósito e dedicação. Em vez de permitir que seu Shiba use seu gramado para essas escavações importantes, reserve uma área especial para isso.

Um Shiba pode escalar mais de dois metros de cerca de arame ou abrir um túnel sob a mesma cerca em questão de minutos. Então, se você está planejando manter seu Shiba ao ar livre sem supervisão por qualquer período de tempo, você deve levar essas habilidades em consideração ao planejar um canil.

Uma cerca com blocos ao redor do perímetro é geralmente adequada para conter um Shiba que é um animal de estimação da família e passa a maior parte do tempo em casa, mas corridas com topos e piso de cimento são recomendadas para Shibas que passam longos períodos de tempo fora de casa.

É claro que nem todos os Shibas são artistas em fuga, mas é melhor preparar um recinto seguro agora do que se arrepender mais tarde.

Shibas são conhecidos por sua lealdade e tornam-se muito apegados às suas famílias humanas. Eles são territoriais e muitos não tolerarão outro cachorro

Inteligência

Stannley Coren, professor de psicologia na Universidade de British Columbia, em Vancouver, B.C., Canada, publicou “A Inteligência dos Cães”. Desde então esse livro tem sido adotado como padrão para classificar a inteligência das diferentes raças caninas. Ele descreve três categorias de inteligência:

  • Inteligência instintivarefere-se à capacidade de uma raça de realizar as tarefas para a qual foi criada tais como guarda, pastoreio, caça, apontamento, busca ou fornecimento de companhia
  • Inteligência adaptativarefere-se a quão bem a raça é capaz de resolver problemas por si mesmo.
  • Inteligência de trabalho e obediênciarefere-se a quão rápido os cães são capazes de aprender com humanos.

O Shiba se destaca nas duas primeiras modalidades de inteligência, mas seu reconhecido egocentrismo e teimosia faz com que se coloque na 48ª posição entre 79 possíveis para esse tipo de inteligência em aprender com o homem, exigindo 25 a 40 repetições para que obedeça aos comandos 50% das vezes ou mais.

CBKC

Últimos posts

hayabusaSamurai

FALCÃO PEREGRINO DO SHIBASHOW

E-books

dragaopath

Ryuu Katana

Shibashow ®

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?