Fullmetal Alchemist Go Tessaiga: Uma importante adição ao nosso patrimônio genético

Nós, do ShibaShow®, tivemos a felicidade de realizar boas escolhas em nossa trajetória com os Shibas. Assim, graças à qualidade obtida das matrizes provindas do canil Leonor Akita PR, de Elígio e Lígia Cubilla, temos sobressaído no cenário nacional, na primeira posição do ranking CBKC, seja com a Kanpai, primeiro Shiba do Brasil em 2020, seja com a Yoko, melhor Shiba Jovem do Brasil em 2021, neta do melhor Shiba do Brasil em 2021, o Yuto, do mencionado canil. Yoko, afinal, em 2022, merecidamente, foi o Melhor Shiba adulto do País. Neste ano, a nossa Tokyo está vencendo o ranking jovem.

Além disso, a generosidade de Kênia Ballve Behr, que nos cedeu a Yuuki, da excepcional linhagem por ela criada no canil Yamada, seguindo a linha de Shun’you Kensha, da Espanha, vem solidificar a base genética com que contamos.

Fullmetal Alchemist go Tessaiga, Alchy para os amigos, é o primeiro de sua espécie a atravessar o Atlântico para nos trazer a superlativa linhagem de Fukuriu, um dos Shibas mais relevantes do Japão na atualidade.

Tessaiga
O nome do canil de Elettra Grassi, inspirado em um mangá, se refere a uma espada mágica do folclore japonês que foi forjada com o dente de um cão e que tem o poder de destruir 100 demônios com um só golpe.

Diferentemente de exemplares obtidos por sorte apenas, Fukuriu comprovadamente transmite suas qualidades, como podemos ver em sua filha, Junken, mãe de Fullmetal.

Tipo, cor, estrutura e temperamento é o que buscamos receber e transmitir para o nosso plantel, pois somos CRIADORES de Shibas, não apenas proprietários. Como tal, temos o dever de aprimorar a raça.

E, quando investimos em campanhas de exposições para nossos exemplares, não o fazemos apenas por que esse é um hobby empolgante, mas, principalmente, porque estamos submetendo nossos exemplares ao exame e escrutínio de especialistas que nos confirmam suas qualidades e apontam seus eventuais defeitos.

Magellan, pai de Alchy, nasceu de duas linhagens japonesas extremamente raras na Europa e preciosas no Japão.

A mãe, Shikon no Tama, é a única filha direta na Itália do lendário Beniwaka ainda considerado um dos melhores Shibas da história, estimado fundador da linha, que teve grande influência no Japão, EUA e norte da Europa.

O pai de Magellan, Taisho, é um exemplar de tamanho pequeno, e ossatura poderosa, grande temperamento e inteligência, decorrente do trabalho de seleção do senhor Okano, grande “sensei” de Shibas, várias vezes finalista e vencedor de grandes nacionais assim como muitos de seus alunos.

Taisho é o único filho direto de Kokuryu na Europa, finalista do grande nacional, um dos mais belos Shibas black and tan dos últimos dez anos. Importar este exemplar para a criação de Castelfalcino, de Stefano Sardonini, foi simplesmente uma honra para Elettra Grassi.

Daí que nasce Magellan, com notáveis qualidades de tipo e movimento e que, em apenas dois meses de estreia em exposições, consegue o TOP DOG 2016 Jr, e depois um magnífico TOP DOG 2017 que começou em abril e terminou com um playoff de tirar o fôlego no IDS Erba em dezembro do mesmo ano contra o detentor do título dos últimos dez anos.

Ainda antes de um ano de idade Magellan conseguiu estabelecer-se várias vezes nos agrupamentos do BIS sob o julgamento de peritos estrangeiros e Italianos, o que não é fácil para um cão desta raça e continuou a estar presente no BISS italiano e europeu e BOG. .

Magellan também tem um temperamento alegre e sociável, tanto que pode conviver com o outro macho Sayuki mesmo na idade adulta. Muito dócil com as pessoas, inteligente, um pouco mimado, Magellan segue nosso ideal de Shiba do canil Tessaiga, assim como o nosso, pelo temperamento e movimento.

Na criação Magellan tem genética Ayat Ee, por isso tem performances interessantes tanto no preto quanto no vermelho, dado o pedigree e as linhas em que é construído. O tamanho está contido em seus 39,5 cm sem perder força e masculinidade assim como seu pai, de quem também herdou o movimento amplo, impetuoso, mas elegante, como todos os cães das linhas descendentes de Beniwaka.

A cabeça importante e masculina tem um valor zootécnico particular e uma qualidade bastante incomum hoje em assuntos contemporâneos.

Magellan é o padreador procurado pelos puristas e por quem procura o cão típico com elegância e distinção.

A importação da década na Europa foi feita por Tessaiga: Junken Suzuhana go Kyushuu Junkenkai.

Junken chegou depois de uma longa negociação e pesquisa. O objetivo era importar a filha direta de Fukuryu, hoje o maior e mais famoso Shiba vivo do Japão, além de vencedor do grande nacional 2019.

Fukuryu é filho de Mikadohime, duas vezes vencedor do Grand National, criado pelo canil histórico “bungo.” e hoje visível no site do Nippo Club como um exemplo perfeito da raça. Desde os dias do Kotetsu que não havia honras tão altas em cães em linha direta. Junken é esta linha direta. Vinda para a Itália principalmente para Magellan, por sua vez um expoente proeminente da linha merciwaka, a ninhada desta combinação não foi disponibilizada ao público, tamanha era a importância shibista desta combinação. Quem hoje pode se gabar de ter um filhote de Junken Suzuhana, possui um cachorro de linhagem imperial

Elettra Grassi,
como as entrevistas neste site esclarecem, é uma das principais criadoras de Shiba do mundo. Ela reúne, simultaneamente, a prática da criação de cães de raça pura que vivenciou desde criança, com o conhecimento científico de quem é graduada em Genética e doutorada em Aprimoramento Animal.

Fullmetal foi examinado sob os mais diferentes aspectos, inclusive por árbitros japoneses e julgado OK. É base sólida para estribar o nosso trabalho de produzir Shibas corretos. Ele nos foi entregue com o respectivo painel de DNA, assegurando que o que apresenta externamente é solidamente arraigado em sua carga genética. É, mais uma vez, a cultura italiana a aprimorar a brasileira.

Sabemos bem dos desvios que estão incidindo no plantel nacional de Shibas. Isso, como já vivenciamos com os Rottweiler, outra raça que esteve “na moda”, tende a se agravar à medida em que pessoas despreparadas ou até mal intencionadas busquem um dinheiro fácil. Sabemos bem o que é conviver com um ente deficiente ou doente por muitos e muitos anos. É por isso que, assim como recebemos do Tessaiga, vamos fornecer o painel de DNA de nossos cães, mostrando a ausência de características indesejáveis, mesmo aquelas não previstas como faltas no padrão da raça.

Fullmetal Alchemist go Tessaiga não vem sozinho. Ele carrega nossa enfática promessa de criá-lo de acordo com a orientação de Elettra Grassi, que sabemos provir de uma bagagem de conhecimento muito superior à nossa.

Suas futuras noivas e nós mesmos estamos ansiosos para lhe garantir com o máximo carinho sua plena felicidade.

A foto ao lado seguir é de sua chegada ao Brasil, a Porto Alegre, com nossa filha Patrícia, que reside em Madrid e que nos fez a gentileza de nos trazer o Alchy.

Fullmetal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?