SHIBA – MAUS CRIADORES

Traduzido de My First Shiba Inu (aqui o original)

A fofura esperada é quase demais para lidar. Com filhotes de Shiba ou “batatas” o elemento fofura aumenta. Mas, espere. Seriamente. Espere.

Encontrar um filhote de Shiba de qualidade e saudável é difícil. As listas de espera são longas e a disponibilidade é escassa.

Então, e os filhotes de Shiba que parecem estar “disponíveis” e por um bom “preço”?

Infelizmente, nesses casos, o filhote provavelmente é de um criador de baixa qualidade ou pior ainda – uma fábrica de filhotes.

Por que você DEFINITIVAMENTE não quer um filhote de Shiba de um criador ruim

Se você realmente quer um filhote de Shiba, isso significa que você pesquisou a raça, a história e o temperamento. Correto? Todas essas coisas importam.

E então, se você realmente quer um Shiba, é claro que quer um Shiba que realmente se pareça com um Shiba certo? Mas, infelizmente, você provavelmente nunca receberá um Shiba que atenda aos padrões de um criador de baixa qualidade.

Shibas que vêm de criadores de baixa qualidade são muitas vezes mal identificados, de proporções incorretas e menos saudáveis ​​do que os Shibas criados adequadamente.

Continue lendo para aprender a identificar e evitar facilmente um mau criador de Shiba.

#1 – Anuncia nas mídias sociais e em anúncios classificados

Criadores reputados de Shiba tratam seus filhotes como seus próprios filhos e NUNCA os venderiam em classificados ou em anúncios para qualquer pessoa disposta a pagar seu preço.

A pandemia, bem como o fiasco do Dogecoin, fez com que a demanda por filhotes de Shiba disparasse em todo o mundo.

Os criadores de Shiba mais respeitáveis ​​têm listas de espera chegando a cerca de dois anos neste momento.

Além disso, criadores respeitáveis ​​​​de Shiba são extremamente seletivos sobre quem recebe seus filhotes. Geralmente há formulários de inscrição, entrevistas, verificações em casa, etc. Se alguém estiver disposto a lhe vender um filhote simplesmente fornecendo suas informações de pagamento, corra para longe.

Fique longe de qualquer criador que venda seu filhote nas páginas de site “filhote” da Internet, bem como nos classificados e similares. Qualquer criador que use esses métodos provavelmente será um criador de baixa qualidade e volume “pescando” clientes desconhecidos.

Cães de qualidade nunca (ou raramente) precisam ser “anunciados”.

Com relação ao Facebook, observe que há uma diferença entre um criador respeitável que possui uma página padrão no Facebook e um criador não respeitável que possui uma “página de filhotes” claramente com a intenção de vender filhotes. Páginas de criadores de renome no Facebook fornecem informações sobre seu canil, suas conquistas, seus projetos e, claro, seus cães.

Criadores não respeitáveis ​​usam o Facebook simplesmente para vender filhotes e nada mais. Na verdade, é fácil para aqueles experientes com os padrões Shiba identificar rapidamente criadores de Shiba de baixa qualidade simplesmente olhando as fotos que o criador fornece.

#2 – A “Prova” está nas fotos

Bonito Shiba vermelho com boa estrutura e proporções

Na verdade, é fácil para aqueles experientes com os padrões Shiba identificar rapidamente criadores de Shiba de baixa qualidade simplesmente olhando as fotos que o criador fornece.

Infelizmente, muitos novos proprietários de Shiba têm pouco conhecimento sobre este assunto, o que é um problema em si.

Se você realmente quer um Shiba, você precisa fazer todo o possível para estudar a história da raça, temperamento, saúde e aparência física e os padrões do Shiba.

Shiba criado inadequadamente
Observe as proporção do corpo, testa estreita, bochechas finas, orelhas grandes e pontudas.

Você então entenderá as cores e o comprimento da pelagem aceitáveis, o tamanho e as proporções do corpo, a angulação e a movimentação corretos.

Os criadores de Shiba de baixa qualidade mostrarão descaradamente seus filhotes e adultos de Shiba em seus sites e páginas de mídia social porque seu público-alvo são aqueles “que não sabem nada”.

Portanto, cabe a você entender os padrões Shiba e entender como um filhote e um adulto Shiba adequadamente conformados devem ser.

#3 – Pelagem e comprimento do pelo errados

Shibas de baixa qualidade frequentemente produzem filhotes com padronagem e comprimento de pelo errados. Isso é uma bandeira vermelha, um sinal de “pare”.

Qualquer criador que produza regularmente Shibas brancos, malhados, selados e ou de pelo comprido, ‘lanoso’, deve ser evitado.

Alguns desses criadores têm tanta astúcia que dizem aos clientes em potencial que seus Shibas de pelo comprido são “raros” e especiais – e depois têm a ousadia de cobrar mais por eles. Eca.

Criadores de Shiba respeitáveis ​​e éticos raramente produzem Shibas errados devido a testes e considerações cuidadosas de acasalamento. E se e quando um Shiba com marca errada aparecer no programa de criação de um criador respeitável, eles o enviarão imediatamente para um lar de animais de estimação com a exigência de esterilização ou castração.

Existe um teste de DNA prontamente disponível para a variante de pelagem longa, bem como a pelagem creme – então não há desculpa em relação a essas características.

#4 – Enviar os filhotes para casa às 6 semanas

O tempo mínimo absoluto que os cachorros devem permanecer com a mãe e os irmãos da ninhada é de 8 semanas. Isso dará aos filhotes tempo adequado para desmamar o leite da mãe, que é importante para sua saúde.

Eles também aprenderão melhor socialização e habilidades de enfrentamento permanecendo com seus irmãos de ninhada.

Se o criador quiser enviar o filhote para casa com 6 semanas, é provável que ele não queira gastar mais um centavo ou minuto de esforço com os filhotes. Eles também estão tentando acelerar o tempo entre a próxima ninhada da mãe para que possam maximizar o potencial de renda.

Pobre mamãe!

#5 – Eles superacasalam suas fêmeas

Reprodutores que superacasalam suas fêmeas não se importam com a saúde e a felicidade de seus cães – e não são criadores em quem eu confiaria.

Eles reproduzem suas fêmeas várias vezes sem muito descanso entre elas, levando a fêmea a ter uma qualidade de vida geral reduzida.

Ser mãe é maravilhoso, mas estar grávida o tempo todo gestando não é.

Alguns criadores também criam suas fêmeas até a velhice, o que não é apenas egoísta e ganancioso por parte do criador – mas também perigoso para a saúde das fêmeas.

Fêmeas saudáveis ​​de Shiba só devem ser reproduzidas até cerca de 5 a 7 anos de idade no máximo.

Além disso, qualquer criador que faça cruzamentos “repetidos” também deve ser evitado, pois isso é um sinal de que eles não se preocupam com a diversidade genética ou “reprodução para o futuro”.

O popular canal de Internet Shiro e Suki / Potats é um bom exemplo disso. Os proprietários criaram repetidamente Shiro e Suki ao longo dos anos simplesmente para aumentar seus ganhos no Youtube. Enquanto Shiro e Suki são Shibas de “boa” aparência, eles certamente não são os melhores espécimes da raça Shiba.

E reproduzi-los repetidamente não introduzirá nenhuma vitalidade genética no pool genético.

Finalmente, a pobre Suki simplesmente não descansa e está sendo super usada – mesmo depois de os proprietários dizerem que esta será “sua última ninhada” várias vezes antes deparar. Trazer para casa um filhote de Shiba saudável e feliz requer pais saudáveis ​​e felizes.

#6 – Não fazer testes de saúde e de DNA

Todos os criadores respeitáveis ​​testam rotineiramente seus adultos de acasalamento para garantir a adesão aos padrões da raça, bem como a saúde ideal para minimizar os problemas a longo prazo.

Testes importantes de raça e saúde para Shibas incluem:

Articulações
Olhos
Pelagem - pelos compridos, portadores de creme ou branco?
Mielopatia Degenerativa, DM (SOD1A)
Gangliosidose GM1 (GLB1 Exon 15, Variante Shiba)

Alguns criadores que não realizam nenhum teste usam a desculpa de que criam apenas para “animais de estimação” e é por isso que seus Shibas não custam muito.

Não caia nessa. Não importa nem um pouco se o Shiba é destinado a ser animal de estimação, a participar de exposições (show quality) ou a reprodução – todos eles precisam ser testados. E todos os bons criadores sabem disso. Criadores que não testam seus cães não são confiáveis.

Eles estão economizando centenas de dólares em testes para que possam vender cães que provavelmente terão problemas médicos que custarão milhares de dólares a longo prazo – sem mencionar a dor emocional com a qual você terá que lidar.

Não vale a pena.

Fique atento também aos criadores “seletivamente” corretos.

Esses tipos de criadores “parecem” respeitáveis ​​na maioria das vezes, mas fazem coisas antiéticas “aqui e ali” simplesmente por consideração financeira.

Eles podem fazer “alguns” testes em certos pais, mas conscientemente criam cães que são portadores genéticos de doenças simplesmente porque precisam “colocar uma ninhada”.

Para identificar esses criadores, você precisa perguntar a eles se ambos os pais foram testados e se são portadores conhecidos de alguma doença.

Além disso, obtenha referências de outros criadores que você sabe que são respeitáveis. Eles podem não ter disponibilidade de filhotes, mas geralmente estão abertos a fornecer referências e referências.

#7 – Não ser capaz de ver os pais do filhote e o ambiente doméstico

Criadores de Shiba respeitáveis ​​e éticos sempre irão recebê-lo para ver os filhotes e os pais em seu ambiente doméstico. É o momento perfeito para ambas as partes aprenderem mais uma sobre a outra e garantir que todas as expectativas sejam atendidas. Os potenciais compradores de filhotes Shiba poderão ver como são os Shibas adultos e como eles se comportam.

Não é incomum que alguns possam mudar de ideia depois de conhecer os adultos Shiba e descobrir o quão distantes podem ser.

Criadores de Shiba de baixa qualidade geralmente nunca deixarão você ver os pais ou o ambiente dos filhotes porque as condições dos pais e do ambiente provavelmente serão, falando sem rodeios, horríveis. Em vez disso, eles geralmente pedem que você os encontre em um local neutro, como um parque ou shopping center, etc. Alguns criadores simplesmente trazem o filhote para fora da propriedade, mas dizem que você não pode entrar devido a “insira qualquer desculpa aqui”.

#8. Não Oferece Contrato e Garantias

Contrato de criação de Shiba

Criadores de Shiba de baixa qualidade geralmente vendem seus filhotes “sem papéis”, sem contrato e sem garantias. veria ser um sinal vermelho colossal. Todos os criadores respeitáveis ​​de Shiba fornecem documentação sobre Pedigree, testes de saúde, etc.

Além disso, bons criadores de Shiba têm contratos detalhados sobre quaisquer garantias de filhotes, expectativas detalhadas do criador, recursos, etc.

AVISO – que a maioria das pessoas não sabe É importante lembrar que papéis da CBKC não provam que o seu cachorro é bem-criado.

Fábricas de filhotes, criadores de quintal e criadores de baixa qualidade podem facilmente obter papíes da CBKC com esforço mínimo.

Mais importante que os papéis são testes de saúde, D.N.A. testes e contratos e garantias para o filhote.

#9 – Eles têm ZERO interesse em você

Criadores de Shiba de baixa qualidade não se importan se você capaz de cuidar de um filhote ou possui o ambiente certo, etc. eles só se preocupam com o seu método de pagamento.

Criadores de Shiba respeitáveis vão realmente entrevistar VOCÊ para ver se eles se sentem à vontade para lhe vender um filhote.

Eles vão querer saber:

Sua experiência com a raça
Sua situação de vida, quão segura é sua propriedade
Sua situação de emprego
Sua experiência com cães de treinamento
Sua capacidade de fornecer cuidados, incluindo situações de emergência

Além disso, muitos bons criadores preferem vender seus Shibas perto de casa para que possam fazer verificações em casa e monitorar a saúde dos filhotes ao longo de suas vidas. (Isso pode fornecer informações valiosas para seu programa de melhoramento).

A maioria dos criadores pode enviar seus filhotes para outros locais, mas provavelmente exigirá ainda mais referências e garantia de que você será um bom tutor de Shiba. E não espere que eles apenas “enviem” seus filhotes como alguns maus criadores de Shiba fariam.

Não, é claro que você terá que pegar um voo e pegar o cachorro você mesmo.

#10 – Nenhum propósito claramente definido para a criação de Shibas

Preservação: os criadores de Shiba se esforçam para preservar e melhorar a raça.

Os criadores de cães de exposição têm objetivos semelhantes, mas também têm paixão por mostrar seus cães em exposições de cães locais ou nacionais.

Alguns criadores de Shiba treinam seus Shibas para Agility, Coursing Ability Test , Barn Hunt e até Dock Diving.

Os maus criadores de Shiba reproduzem simplesmente por dinheiro. Os criadores de Shiba ruins também não sabem muito sobre a história da raça.

Simplificando, é importante entender o “porquê” do propósito do criador para a reprodução. E se não houver nenhum ou se o único propósito for dinheiro, então vá embora.

Espero que este artigo o ajude a ver as grandes diferenças entre criadores respeitáveis ​​​​de Shiba e criadores de Shiba não tão respeitáveis.

Bons criadores simplesmente se preocupam com seus filhotes e garantem que eles sejam enviados para casa com exames de saúde adequados, vacinas, microchips, registros e instruções claras para o novo tutor.

Eles também serão bem informados sobre nutrição, treinamento e higiene e normalmente fornecerão aos novos donos de filhotes informações e recursos sobre esses tópicos.

Adereços extras vão para criadores que mencionam o treinamento Puppy Culture ou Jean Donaldson, além de fornecer refeições frescas e equilibradas em vez de “kibble”.

Aprenda o máximo que puder sobre Shibas, passado, presente e futuro – nosso site é um ótimo lugar para começar – para que você possa se armar com perguntas para fazer a potenciais criadores no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?