Cortar unhas de Shibas

Unhas crescidas afetam a postura do cão, levando a problemas nas articulações e artrite. Eles também são mais propensas a dividir e quebrar, de maneira dolorosal

Cortar unhas de Shibas

Cães que se movimentam em pisos ásperos, tais como calçadas, lajes de concreto, asfalto e similares têm suas unhas naturalmente desgastadas e, provavelmente, não necessitam de maiores cuidados. Entretanto, aqueles que somente se movimentam em gramados, tapetes, pisos não abrasivos, terão crescimento exagerado e requerem o corte.


Imobilize o cão ou peça que alguém o mantenha seguro

Se julgar adequado, envolva seu amigo em uma toalha e segure-o no colo, com as patinhas voltadas para você.

Corte as unhas aos poucos!

As unhas caninas não são formadas apenas por tecidos mortos. Elas também possuem muitas terminações nervosas em sua base. Atingi-las provoca muita dor, sangramentos e até infecções.

No caso de cães com unhas claras, as áreas mais rosadas indicam onde começam e onde terminam as inervações. Já no caso das unhas escuras, mais frequentes em Shibas, vá com calma, mantenha o corte longe da base. É melhor cortar a menos do que a mais.

É possível lixar a unha, como alternativa.

Lembre da recompensa

Com certeza, há pessoas capazes de cortar as unhas de Shibas, sem que eles façam um drama.

Você pode achar isso duvidoso ou até falso, em razão da frequência com que os cães são submetidos a métodos restritivos, forçados e aterrorizantes para o corte das unhas, banho e outros procedimentos de higiene.

Comportamento pode ser positivamente reforçado por um item de comida de alto valor e novidade. Isso facilita. A comida é um reforçador primário e geralmente é considerada mais poderosa e eficaz, quando escolhida e apresentada corretamente, do que reforçadores secundários como elogios, carícias, etc. Reforçadores secundários podem ser condicionados a se tornarem mais poderosos, mas não é o que precisamos fazer para algo complicado como cortar unhas.

  1. Se um Shiba prevê desprazer, ele tentará evitar, ou possivelmente se defenderá se não conseguir evitar.
  2. Se a ação de me sentar ao lado do meu cachorro com cortador de unhas na mão é seguida por forçar, machucar ou conter (força, restrição e dor são assustadores), provavelmente será feita uma associação negativa, e o cachorro pode antecipar agora que, quando eu me sento perto dele com aquela coisa de cortar unhas, algo ruim acontecerá se ele não fugir.
  3. Em outras palavras, o cão neste exemplo prevê que uma experiência desagradável está prestes a acontecer, porque uma pessoa perto do cachorro com cortador de unhas, no passado, levou a uma situação muito desagradável.
  4. Os cortadores agora representam experiências aversivas de força, medo e possivelmente dor.

Para começar, temos que garantir que o cão não esteja carregado com ansiedade ou medo. Devemos ter certeza de que ele está bem habituado ao processo de ter suas patas manipuladas. Começamos associando manipulação a experiências positivas. Só então devemos começar a mostrar os cortadores de unhas, associando esses cortadores a experiências positivas.

  • Antecipe os reforçadores.
  • Forneça comida de alto valor e variedade durante o manuseio de patas.
  • Depois de garantir que o cachorro está feliz em ter suas patas manipuladas, use a comida como um reforçador para o manuseio das patas e, em seguida, para o manuseio de patas com a adição dos cortadores.
  • Use comida para reforçar cada nova etapa do processo, incluindo a visualização dos cortadores, o manuseio dos cortadores, o toque suave nas patas com os cortadores e, finalmente, o corte real.
  • Deixe o cachorro ir em seu próprio ritmo; não force ou pressione.
  • Recue se o cachorro se sentir desconfortável e trabalhe no reforço positivo antes de prosseguir.
  • Continue a praticar regularmente, mesmo depois de o cachorro estar confortável.
  • 1Na nossa experiência, com cães e com Shibas, vemos que cada indivíduo tem uma preferência gastronômica, alguns adoram hotdog, outros peixe, outros rolhas de espumante. Em geral os handlers costumam preferir iscas de figado bovino assadas no forno.

Usando esses princípios, você pode evitar completamente o uso de métodos aversivos no cuidado com as unhas do seu Shiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?