Shiba: entrevista de Elettra Grassi a #1

Foi com muito orgulho que recebemos seu consentimento para nos contar um pouco de sua experiência. Esta entrevista enriquece nosso site. Elettra combina conhecimento científico com prática e dedicação, produz e entrega verdadeiras obras de arte vivas para o mundo.

Em suas palavras, “Passo a passo, a criação é uma aventura fantástica entre a arte e a ciência.

Seu nome de canil, Tessaiga, refere-se a uma espada mitológica mágica japonesa extremamente poderosa que foi forjada a partir do dente de um cão e e tem a capacidade de matar 100 entidades sobrenaturais e espíritos malígnos com um só golpe.

Olá. Eu sou expositora de Shibas desde 2003 e criadora desde 2006.

Sou graduada em genética e Doutora em manejo genético e melhoramento na reprodução animal. Trabalho às vezes como especialista em tribunais italianos, tenho muitas publicações em revistas de criação e seleção de cães.
Sou professora em muitos seminários para a nova geração de criadores.

Tenho um Telegram ativo, que utilizo como jornal mundial, Whatsapp e Facebook, todos muito fáceis de encontrar, ou, podem usar o nosso site oficial o www.japanse-shiba.com

Eu sou interessada em animais de raça pura desde sempre, desde criança! Minha família tem uma fazenda com muitos animais de qualidade: vaca romagnola, ave padovana, porcos brancos grandes… e claro cães ! Cão pastor de maremma muito italiano e Segugio Italiano

Após a graduação, tive minha primeira shiba, Sayuki, shiba muito importante, conquistou 22 títulos e Best of Breed na exposição de cães europeia na Finlândia de 2006, uma edição muito especial. Ela foi a melhor shiba daquela época

Shiba

A criação de animais é a melhor maneira de trabalhar em uma projeto como artista e usar a cultura científica como meio para evoluir. E, claro, a competição também é um grande incentivo para perseguir a melhoria e encontrar novas ideias. Por isso, me aprofundei em reprodução animal..

No início, minha paixão eram os Greyhound e a forma tradicional de criação de cães inglesa. Mas não tive sorte com essa raça. Então, queria começar com as velhas raças tradicionais italianas … , em suma, eu não tinha nada para fazer…

Mas, em uma exposição de cães onde trabalhei, conheci o Shiba. E comecei com eles de maneira informal e como um jogo, que passo a passo foi se tornando uma grande paixão por toda a minha vida.

Meu objetivo é simples: um grande cão é um cão completo: na tipo, no estilo, nos movimentos e no equilíbrio mental.

O maior problema, especialmente nas fêmeas, é ter muitos exemplares excelentes no tipo e estilo, mas com pouca atitude nas exposições. Um grande cão também deve ter atitude: cães excelentes podem se tornar perdedores atrás de cães médios por essa falta de temperamento. Entre dois cães promissores prefiro o que tiver a mente e espírito fortes. Nisto sigo a ideia do Federico Tesio1, criador de cavalos da linha de sangue dormello (ribot, nearco e outros).

Muito importante é o movimento: o movimento do cão pode lhe dizer o nível de estrutura e temperamento. Movimento é uma mistura de mente e construção.

Eu, e um pouco fora da velha tradição italiana de criação, e com certeza longe de alguma tradição asiática da raça aqui na Europa: muito eu tenho ouvido, a cabeça é o tipo …

A baixa qualidade de reprodutores e fêmeas de raças em várias delas tem raízes nesta maneira equivocada de equacionar a seleção. O criador deve seguir o tipo completo como objetivo e não pode ficar com cães incompletos. Uma boa seleção é perseguir boas qualidades e não evitar as falhas. O cão pode não ter quaisquer defeitos, mas também quaisquer qualidades. Um bom reprodutor deve ter alta qualidade em cada parte do tipo.

Infelizmente, a velha tradição europeia das raças asiáticas é observar a cabeça e apenas os olhos, sem compreender o verdadeiro significado dos olhos. Os olhos nas raças asiáticas não são apenas a forma e a posição, mas também a porta do espírito. Um cachorro sem nada nos olhos não tem espírito.

Infelizmente, muitas vezes as pessoas de raças asiáticas não observam o tipo completo e não conhecem o tipo completo porque são interessadas apenas na pele dos olhos. Mas a questão é mais complexa do que a forma. E é preciso pensar que a forma mudou muito em comparação com os olhos que as pessoas pensam.

Os olhos modernos são os olhos de Fukuryu, não olhos fechados, grandes em forma …

Eu mostrei esse tipo de olhos na Europa, fui a primeira na Itália com o cão Magellan três vezes e vencedor multi BISS. Eu continuo observando muitos criadores antigos no Japão sem preconceito em minha mente, apenas visando o tipo.

A competição é muito semelhante ao triatlo, são esportes de resistência. Nas pistas existem cães, mas também dinâmicas humanas que, às vezes, são mais improtantes do que os cães. Quando você coloca todas as suas esperanças e forças apenas nos cães… às vezes você fica muito desapontado. Mas nada é tão feliz e mais grandioso do que vencer só com cachorros !!!

Sim, muitas pessoas interessantes, o Shiba é rico em tradições e tradições tão diferentes !! Isso é muita sorte para a raça. Estou muito próximo da tradição sueca e dos cães do estilo explorador, mas estou sempre aberta para aprender coisas novas com todas as pessoas e, além disso, observar os cães.

A competição é muito semelhante ao triatlo a esportes de resistência. Nas pistas existem cães, mas também dinâmicas humanas e, às vezes, são mais importantes do que os cães. Quando você coloca todas as suas esperanças apenas nos cachorros … às vezes você fica muito desapontado. Mas nada é tão feliz e mais grandioso do que vencer só com cães!!!.

Sim Shibas; não deseja ter outros convidados.

Sou criadora de Shiba vermelho. Eu estudo todas as cores, mas o vermelho é a minha cor como criadora.

Por isso é muito importante que os shows sejam organizados com horários de ringue e área de tosa e muitas outras ideias que podem fazer o trabalho do handler de forma inteligente e confortável. É importante lembrar que o handler tem também a responsabilidade de cuidar e cuidar da saúde da equipe canina: mais inteligente é a pista mais tempo o cão tem para viver bem o dia da competição. Isso é muito importante: não perca tempo com complicações bobas. Nosso objetivo comum é trabalhar bem com nossos cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?