SHIBA MACHO OU FÊMEA – Batalha dos Sexos
Muitos interessados, costumam perguntar qual o sexo do filhote mais indicado para a sua família. É uma questão complexa, mas pode ser ponderada por diversos enfoques, no que se poderia chamar de “método da perfilação de fatores”.
Nesse método, fazemos uma relação de diferentes elementos para análise, atribuindo-lhes ou não um “peso”, de tal forma que, vistos posteriormente em conjunto, possam simplificar a decisão.
Fatores que afetam o temperamento de um Shiba, não se limitam ao sexo, mas compreendem linhagem, educação, saúde e simplesmente o ‘acaso”. No entanto, assim como entre humanos, podemos concordar com algumas informações geralmente aceitas sobre as diferenças dos géneros biológicos.
Algumas informações terão respaldo científico, com base em estudos acadêmicos, enquanto outras serão apenas “geralmente aceitas”, tais como a afirmativa de que homens são mais competitivos e mulheres são mais carinhosas.
O QUE DIZ O PADRÃO DO SHIBA
Entretanto, ambos os padrões requerem uma nítida distinção de postura e fisiologia entre machos e fêmeas, ao ponto de exigir que machos “pareçam” machos e fêmeas “pareçam” fêmeas, e que possam ser visualmente distinguíveis pelo exame de sua postura.
Shiba Macho ou Fêmea – DIMORFISSMO
Além da altura, em que os machos são 3 centímetros maiores, com proporcional aumento de peso, cerca de um ou dois quilogramas, não há qualquer diferença significativa entre machos e fêmeas, senão a exigência de feminilidade nessas últimas.
Shiba Macho ou Fêmea – SIMPATIA
Em geral, a fêmea Shiba é mais distante – especialmente com estranhos – do que os machos. Essa característica está ligada ao fato de que as fêmeas Shiba são geralmente mais cautelosas .
Os Shibas machos criados adequadamente são mais amigáveis e mais interessados em conhecer novas pessoas do que as fêmeas. Que fique claro que, mais, aqui, não significa que as fêmeas sejam pouco carinhosas com seus donos.
Shiba Macho ou Fêmea – ATIVIDADE
Assim como nos humanos, a testosterona pode fazer os Shibas machos mais ativos. Em geral, os Shibas adultos não são a raça de cães mais ativa e brincalhona. Portanto, se você leva um estilo de vida ativo e quer um cão que goste de atividades, um Shiba macho seria melhor para você. Esses níveis extras de atividade também se traduzem em maior destrutividade, nos filhotes.
Eles podem ser um pouco menos gentis e menos exigentes com os objetos que colocam na boca. Para neutralizar esse problema, sempre forneça brinquedos aos seus filhotes Shiba e os ensine o que pode ou não ser mastigado.
Shiba Macho ou Fêmea – SAÚDE
Tecnicamente não há um sexo mais saudável. Problemas de saúde, tipicamente dependem de criação e genética.
Shiba Macho ou Fêmea – DOMINÂNCIA
Ambos, machos e fêmeas podem ser dominantes. Isso depende do indivíduo. Fêmeas podem ter traços dominantes, também.
Shiba Macho ou Fêmea – COMPORTAMENTO NO CIO
Fêmeas podem e normalmente apresentam determinados comportamentos durante o cio. Podem apresentar maior nível de agressividade em geral e com outras fêmeas em particular.
Shiba Macho ou Fêmea – MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO
Machos são mais propensos a marcar território, até mesmo dentro de casa, se não educados. Mas as fêmeas, algumas, também o fazem. Caso outro cão o tenha feito, antes, é quase certo que eles o farão.
Shiba Macho ou Fêmea – FÊMEAS SÃO MAIS GENTIS
Escolher uma fêmea pode ser a melhor opção se você deseja um cão mais calmo, gentil e carinhoso. As fêmeas se dão bem com outros animais, crianças ou estranhos. Uma natureza mais calma é benéfica se você deseja um cão tranquilo, familiar ou sociável. Mas também pode ser chato se você quiser um alerta, pessoal ou animado.
Shiba Macho ou Fêmea – RESUMO
Fêmeas:
São mais independentes
Gostam de governar a casa.
Latem com mais frequência.
São melhores em resolver problemas.
Amadurecem mais rápido.
Sentem melhor o perigo devido a um “instinto materno” nato.
Machos:
Têm mais interesse em agradar seus pais.
São mais distraídos.
Não recusam diversão
Demonstram mais carência.
Frente a uma ameaça, provavelmente vão procurar se defender primeiro.
Adoram ter uma casinha para chamar de sua.