TEMPERAMENTO DO SHIBA
A Santíssima Trindade

Os japoneses têm três palavras para descrever o temperamento do Shiba, que constam do padrão do NIPPO.

敢為 Kan’i

Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça - é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.

良性 Ryosei

Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.

素樸 Soboku

Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.

A primeira é “kan-i” que designa bravura e intrepidez, associada a grande calma e força mental. O oposto é “ryosei” que significa bom coração com boa disposição. Uma nunca poderá existir sem o outra. O lado encantador do Shiba é “soboku” que é simplicidade com um espírito refinado e aberto. Eles se combinam para criar a personalidade “irresistível” deste cão

CBKC

Últimos posts

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-09.42.43

Entrevista com Elettra Grassi para brasileiros

E-books

dragaopath

black Worlock Kennel

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?