Lei do Shiba 10 Mandamentos

Lei do Shiba

O Shiba não é um cão de companhia.

Não é um enfeite, que como um tapete, passa os dias deitados, obediente.

Shibas são cães primitivos, que não teriam sobrevivido se fosse esperar que os samurais que os criavam lhes fossem dar ordens. Eles tinham que pensar por si mesmos, decidir, agir como necessário em situações críticas, como na caça ao javali.

Uma personalidade forte

O Shiba é muito cordato e carinhoso. É uma usina de amor. Mas não é obediente, em determinadas ocasiões. Se avistar uma “presa” ele desliga de tudo e foca apenas nela, na forma de a capturar e vencer. Pode cair o mundo ao seu lado, ele não vai perceber.

Por isso, Shibas não devem estar sem guia em locais abertos.

Além disso, os Shibas são determinados, quando decidem alguma coisa, dificilmente você conseguirá demovê-lo ou distrair.

  1. Se eu gosto, é meu!
  2. Se eu vi primeiro, é meu!
  3. Se está na minha boca, é meu!
  4. Se parece meu, é meu!
  5. Se posso tirar de você, é meu!
  6. Se eu já tive, tempos atrás, é meu!
  7. Se você põe fora, é meu!
  8. Se eu mastigo algo, todos os pedaços são meus!
  9. Se costumava ser seu, desista!
  10. Se estiver quebrado, é seu!

SE VOCÊ ESTIVER COM UM SMARTPHONE COM ANDROID ATUAL
E QUISER VER UM SHIBA EM 3D

APERTE AQUI

Os japoneses têm três palavras para descrever o temperamento do Shiba, que constam do padrão da NIPPO.

敢為 Kan’i

Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça – é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.

良性 Ryosei

Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.

素樸 Soboku

Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.

Independente, atrevido e calmo, o Shiba pode até ser reservado com estranhos, mas é leal e carinhoso com a família. Está sempre alerta e pode ser um ótimo cão de guarda, ao mesmo tempo em que também é bem-humorado e brincalhão. Mas não se engane com seu jeito fofo: há uma personalidade forte por trás de sua meiguice.

“O temperamento do Shiba é uma mistura de característica de spitz, terrier e gato. Os Shibas são orgulhosos, leais, teimosos, inteligentes, limpos, atléticos, bravos e energéticos. São pacientes com crianças, e tolerantes a desconfortos.”, diz Gretchen Hasket, coautora do The Total Shiba, o livro clássico da raça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?