Primeiros Meses

SHIBA – Crescimento

Antes de mais nada, considere todos números a seguir como estimativas. Não se preocupe se houver divergências para mais ou para menos, dentro de limites razoáveis. Se as diferenças forem muito expressivas, consulte seu veterinário, presumindo que ele conheça a raça Shiba, para que avalie se o filhote está saudável.

Padrão Oficial da Raça Shiba no Brasil

O padrão oficial da raça Shiba no Brasil estabelece os seguintes parâmetros para Tamanho (e peso).

Por algum motivo, embora o título dessa seção do Padrão do Shiba seja Tamanho e Peso, dela não consta o peso. Assim, buscamos a fonte original, ou seja, a NIPPO Nihon Ken Hozonkai – A Associação para a Preservação dos Cães Japoneses – para estabelecer esses parâmetros.

Haribo em crescimento
IdadePeso
1 mês1,3 a 3,2 kg
2 meses1,8 a 4,0 kg
3 meses3,2 a 5,0 kg
4 meses4,1 a 5,9 kg
5 meses4,5 a 6,8 kg
6 meses5,4 a 7,7 kg
7 meses6,4 a 8,2 kg
8 meses6,8 a 8,6 kg
9 meses7,3 a 9,1 kg
10 meses7,3 a 10,0 kg
11 meses7,7 a 10,4 kg
1 ano7,7 a 10,4 kg
2 anos7,7 a 10,4 kg
Peso em kg

A altura de um cão é medida com uma régua em T do solo até a cernelha
(inflexão do pescoço para o dorso)

Os Shibas têm surtos de crescimento intensos entre três e sete meses de idade. Durante tais períodos, eles quase dobram de tamanho, desacelerando por volta dos oito meses até atingirem seu tamanho final. Aos seis meses de idade, a maioria dos Shiba pesa entre 5,4 e 7,7 kg. As fêmeas tendem a permanecer no limite inferior dessa faixa.

Shibas param de crescer por volta de um ano de idade. Pode haver alguma evolução entre 12 e 18 meses para que estejam totalmente desenvolvidos. Quando referimos a atingir o peso e tamanho definitivos, não queremos dizer que os Shibas estejam totalmente maduros.

Um Shiba atinge o seu esplendor depois dos dois anos, quando obtém sua conformação final, em que elementos tais como aa arcada zigomática, por exemplo, atinge sua máxima largura e sua fisionomia se tornará mais “séria”.

Melhor Estimativa

Se você conhece o criador do seu Shiba, considere entrar em contato com ele para obter uma estimativa mais exata do tamanho adulto com base nos pais dele. Um filhote raramente será maior que seu maior genitor.

Em termos de saúde, os Shibas têm um risco aumentado de obesidade em comparação com outros cães. Sua pelagem grossa e estatura naturalmente atarracada podem esconder bem o ganho de peso, que pode causar problemas de saúde. A obesidade pode levar ao excesso de pressão nos ossos e articulações, além de patologias decorrentes como a diabetes.

Shibas alimentados apenas com ração de boa qualidade, dificilmente ficarão obesos.

Caso ponderadamente tenha resolvido neutralizar o seu filhote, é melhor esperar um pouco antes de realizar o procedimento, pois isso afeta seu crescimento de várias maneiras.. Embora sejam considerados cães de pequeno porte e tenham menos crescimento para fazer, é melhor esperar pelo menos até os 12 meses de idade. Quando se trata de cães machos, a castração precoce pode resultar em problemas de Ligamento Cruzado Anterior, câncer ósseo, câncer de próstata ou até mesmo displasia do quadril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?