Clonar Shibas #1

Barbra Streisand também clonou se cão, Samantha, duas vezes. E em 2009, cinco filhotes foram clonados de Trakr, um cão herói que é responsável por encontrar o último sobrevivente sob os escombros dos ataques de 11 de setembro em Nova York.

Alicia e David Tschirhar sabiam que Marley era o cachorro perfeito. Então, quando chegou a hora de dizer adeus ao seu amado Labrador, eles fizeram o que tinham que fazer para manter uma parte de Marley viva – eles o clonaram.

A semelhança de Ziggy, o produto da clonagem, com Marley, diz o casal da Califórnia, é estranha. “Eles têm a mesma personalidade, brincam da mesma forma, preferem os mesmos brinquedos”, disse Alicia à KGTV, afiliada da CNN em San Diego, sobre o novo animal em suas vidas.

Embora clonar seu animal de estimação pareça algo que você veria em um filme de ficção científica, na verdade isso tem sido feito com mais frequência do que você imagina.

O processo de clonagem de Marley foi feito através da ViaGen Pets, informaram os Tschirharts, que moram em Escondido. 50.000 dólares, disseram à KGTV era um pequeno preço a pagar. Afinal, Marley pode ter salvado a vida de Alicia. Era o mínimo que podiam fazer.

Quando Alicia estava grávida de quatro meses, o casal, com o cachorro a tiracolo, saiu para uma caminhada. Alicia se abaixou para pegar uma bengala, mas Marley disparou e começou a arranhar o chão na área onde ela estava alcançando.
“Acabei de ver um pedaço de pau muito grande e ia agarrá-lo”, disse Alicia. “Eu nem vi a cobra até Marley começar a arranhar.” O que estava escondido na trilha era uma cascavel venenosa. Ele a afugentou, disse o casal.

Mais tarde, Marley foi diagnosticado com câncer e morreu há cerca de cinco anos.

É como se fossem gêmeos idênticos”, disse Rodriguez. “Gêmeos idênticos humanos têm o mesmo DNA, mas se gêmeos idênticos humanos têm sardas, suas sardas nunca são exatamente iguais e no mesmo lugar, ou marcas de nascença ou coisas assim.”

“Sardas” e “marcas de nascença” parecem mais marcas coloridas em animais de estimação. Se o seu cão tiver uma faixa branca no meio da testa, explicou Rodriguez, o clone normalmente também terá uma faixa branca na cabeça – mas pode não ser exatamente do mesmo tamanho ou posicionamento.

Não é possível garantir que o clone terá a mesma personalidade do original. No entanto, como a inteligência e o temperamento têm a ver com o DNA, caso seja criado da mesma forma, o animal sucessor pode ser muito parecido.

A personalidade do animal de estimação é um pouco mais difícil de prever. “Essa é provavelmente a pergunta número 1 que recebemos: como será a personalidade do clone em comparação com o original?” disse Rodríguez o porta voz da ViaGen.

Embora as personalidades do clone e do original possam ser diferentes, suas disposições gerais geralmente são semelhantes. Se o seu cão é tímido, há uma boa chance de que seu clone também seja. Se o seu cachorro for descontraído, o clone provavelmente será bem tranquilo.

Às vezes, há peculiaridades do clone que são assustadoramente semelhantes ao animal de estimação original, disse Rodriguez. Ela ouviu clientes dizerem que seu clone tem exatamente o mesmo brinquedo favorito do original ou adora sentar exatamente no mesmo lugar no quintal. São boas anedotas, mas podem ser apenas coincidências.

Logo, dentro de alguns anos, acreditamos, será possível aperfeiçoar o DNA utilizado na cloagem, permitindo melhorias no clone, ou supressão de eventuais defeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?