7 Saber sobre Shiba, antecipadamente

7 Saber sobre Shiba

Eles possuem o famoso “shiba shout”: um grito agudo que pode fazer seu sangue gelar. Gritam assim quando acham que estão sendo prejudicados de alguma forma. Às vezes, gritam quando estão felizes, tornando a hora do banho, corte de unhas ou visitas ao veterinário uma experiência “divertida” para todos os envolvidos.

No geral, são educados facilmente. Mas, eles simplesmente decidem quando ouvir! São inteligentes e aprendem quase tudo muito rapidamente. No entanto, escolhem quando ouvir, especialmente quando é inconveniente para eles.

Por causa de sua natureza independente, muitos Shibas podem parecer distantes. Eles têm uma tendência a fazer o que querem em vez de seguir o dono o tempo todo.

Portanto, caminhadas sem coleira não são possíveis para muitos Shibas. Principalmente, não devem estar soltos onde possam aparecer quaisquer coisas que eles considere “caça”. Entretanto, são muito afetivos e o retorno do dono após uma pequenam ausência se torna um momento de intensa alegria e efusão.

A lealdade nunca é ruim. Uma vez que você conquista a confiança deles, os Shibas são leais, e sua demonstração de afeto se torna algo precioso. No entanto, como a confiança deles deve ser conquistada, eles geralmente não se dão bem com estranhos, inicialmente.

Se você é tímido e reservado, como um Shiba, saiba que será abordado por estranhos na rua. As pessoas vão parar seus carros para perguntar com que tipo de cachorro você está passeando. Vão pensar que é uma rapozinha e coisas do tipo.

Não há como contornar isso. Os Shibas trocam a pelagem densa duas vezes por ano, na primavera e no final do outono. Esteja preparado para escová-los constantemente e aspirar a casa. Vestir roupas escuras de lã se tornará enlouquecedor, pois são ímãs para os pelos do Shiba. E usar gloss labial é como aplicar um primer para ter lábios peludos pelo resto do dia.

Eu tenho dois períodos na minha vida: a.S (antes do Shiba) e d.S. (depois do Shiba). E, nunca mais quero retornar ao tempo obscuro e triste de a.S.

A segunda sentença da seção 1 do Padrão do Cão Japonês determina “Ele (o cão) é alerta e capaz de se mover rapidamente com passos ágeis, elásticos.” O cão precisa estar atento ao que acontece ao seu redor todo o tempo e assim deve ter sentidos afiados.

Sentidos afiados são necessários para o cão japonês por que sua mera sobrevivência depende deles. Para o cão de caça, que precisa lutar com ursos, javalis selvagens ou veados, sem cuidado com sua própria vida, esses sentidos são a sua arma e sua única defesa. Para o cão de guarda, sensos afiados são um pré-requisito para exercer sua própria função.

De forma a colocar seus sentidos afiados em prática, o cão japonês precisa ser “capaz de se mover rapidamente com passos ágeis, elásticos.” Sua agilidade é expressa em dizer que na floresta ele deve ser tão imóvel quanto as árvores, então em um instante ser capaz de se mover como um flash para apanhar sua presa.

Todos esses movimentos – caminhando, trotando e correndo – devem ser suaves, embora as raças pequenas e médias tenham mais de molas em seus passos do que o grande Akita. Esse andar ágil depende da estrutura física, mas boa estrutura apenas não é suficiente. O corpo deve ser treinado e condicionado para atingir a necessária flexibilidade e força. Criadores japoneses geralmente condicionam seus cães de exposição os fazendo correr, sendo a distância mais comum de 20 km na maioria dos dias. Apresentar um Shiba no Japão mau condicionado é mera perda de tempo.

敢為 Kan’i

Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça – é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.

良性 Ryosei

Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.

素樸 Soboku

Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?