Shiba – Guia Definitivo

Traduzido de Shiba Inu Preservation Breeding – The Definitive Guide

Criação de Shiba – O Guia Definitivo

O Shiba é um dos cães mais belos do mundo.

Infelizmente, à medida que sua popularidade aumenta, também aumenta a criação de Shibas não tão bonitos. (criadores inexperientes ou fábricas de filhotes)

Simplesmente não há criadores de Shiba respeitáveis ​​e éticos suficientes para atender à crescente demanda por filhotes.

E a única maneira de resolver esse dilema é através da conscientização (evitar fábricas de filhotes) e encorajar ounajudar uma nova geração de criadores de Shiba a navegar pelas águas agitadas da criação para preservação.

Criação de Shiba de boa qualidade

O que é criação de Shiba para preservação?

A criação para preservação é simplesmente um título mais “sério” de criação de cães de raça pura, já que a criação de qualquer raça pura é essencialmente uma ação para preservar características particulares da raça.

No entanto, é aqui que surge uma distinção crítica.

Criadores que se autodenominam criadores para preservação são muito mais propensos a estar seriamente comprometidos em melhorar a raça ou, no mínimo, preservar a raça da melhor forma possível com o plantel disponível.

Isso significa que um criador de Shiba para preservação entende:

Conformação e padrões da raça
Saúde da raça e seus defeitos genéticos
A importância dos testes (saúde, DNA)
A importância do pedigree
A importância da compatibilidade genética
A importância do acasalamento para atingir os objetivos (cruzamentos propositivos)
A importância da honestidade e transparência ao lidar com outros criadores, bem como com seus clientes
O que é “cegueira do canil” e como evitá-la
Criação para preservação é um compromisso sério e feito exclusivamente por amor à raça
Criação para preservação não será uma fonte de renda, mas muitas vezes um dreno para ela.

Criação de Shiba

Você tem o que precisa para ser um criador preservador?

Antes de mergulhar em um guia passo a passo detalhado sobre o que é preciso para ser um criador para preservação do Shiba, provavelmente é mais fácil ver primeiro se você pode ser um candidato, considerando os seguintes fatores:

Ser um criador para preservação do Shiba exige muito trabalho, conhecimento e DINHEIRO. Mas, principalmente, é preciso um imenso amor pela raça.

Você tem que se comprometer a fazer o que for necessário para garantir que você seja um bom guardião da raça. Nem pense em criar qualquer cão, a menos que acredite seriamente que tem o conhecimento e o compromisso de realmente melhorar a raça.

Você também precisa estar preparado para sofrer perdas quando precisar e seguir em frente.

Shibas que não atendem aos aos padrões não devem ser criados e precisam ser colocados como animais de estimação.

Para alguns criadores de Shiba, isso significa recomeçar do zero. Além disso, você precisa estar preparado para lidar com problemas de saúde financeira e emocionais.

Complicações, doenças e morte são os aspectos não tão divertidos da criação de cães que você precisa estar pronto para isso com bastante antecedência.

Como uma estimativa aproximada, você precisará de no mínimo 15.000 dólares para iniciar um programa de reprodução e muito mais do que isso para cobrir despesas inesperadas, se necessário.

Se neste momento você ainda acredita que tem o que é preciso para ser um criador de preservação do Shiba – Antes de tudo, “obrigado” pelo seu interesse em preservar os Shibas! Em segundo lugar, continue a ler para saber mais.

Imagem de Shiba bonito

10 Componentes para Criação de Shiba para preservação:

#1 – Conhecimento da Raça Shiba

Se você quer ser um criador de “preservação” do Shiba, faz sentido entender completamente o que você está tentando preservar. Para aprender isso, você precisará estudar TUDO que puder sobre a conformação e os padrões da raça Shiba.

Você precisará entender a anatomia canina, estrutura, equilíbrio, correção, movimento. E você precisa conhecê-los bem. Ter um olho perspicaz para os mínimos detalhes é crucial para um bom criador.

Embora a maioria das informações originais sobre Shiba tenha sido publicada em japonês, muitas traduções estão disponíveis para estudo.

Para os japoneses, o respeito é uma característica de extrema importância na sociedade, portanto, a criação de Shibas deve ser feita para mostrar respeito pela raça, bem como pela cultura de origem dela.

Ao entender a cultura japonesa, você estará melhor equipado para entender a verdadeira essência da raça de cães Shiba.

Essa essência não diz respeito apenas à aparência externa do cão, mas também ao caráter refinado e matizado do Shiba.

Monte Fugi, símbolo do Japão

Os japeneses definem essa essência utilizando os seguintes três atributos; kan-i, ryo-sei e soboku.

Kan-i – Ousadia e bravura fundidas com compostura e fortaleza mental.

Ryo-sei – Boa natureza, disposição gentil

Soboku – Refinamento na simplicidade com elegância sóbria

Também é importante entender os problemas de saúde que afetam a raça e seu plano para manejá-la e tratá-la quando necessário.

Gerenciar os riscos de doenças genéticas depende de testes. Sem testes completos, você estará apenas reproduzindo “às cegas” e esperando o “melhor” quando é mais provável que você tenha o pior em um ponto ou outro.

O conhecimento genético é igualmente crítico para entender os resultados dos testes e como você avançará com seu plano de reprodução. Se termos como homozigose, heterozigosidade, dominância incompleta parecem estranhos para você – você não está pronto para se tornar um criador de preservação do Shiba.

Links para aprender sobre o padrão do Shiba

Nihonken-Hozonkai
Clube Nacional do Shiba da América
Site alemão de Shiba 
F.C.I. Padrão
Shiba na neve

#2 Conhecimento em Reprodução de Cães e Experiência

A criação de cães bem-sucedida requer MUITO mais conhecimento do que muitas pessoas supõem. É extremamente importante entender o que está envolvido na criação de Shiba antes de tentar qualquer acasalamento.

Idealmente, você deve ganhar experiência no processo com ajuda de um mentor ou de um criador de cães respeitável (mesmo que possa ser de outra raça de cão). Quanto mais experiência prática – melhor. Há muito mais envolvido do que cópula e parto.

Você precisa considerar quais são seus objetivos e com que tipo de cães você tem que trabalhar. Você vai acasalar com um padreador existente que você tem ou conseguir serviço de cobertura de uma combinação geneticamente compatível?

Espermatozóides congelados e teriogenologia?? Então você precisará lidar com a logística de envio do esperma com segurança, inseminação transcervical ou inseminação artificial.

Você precisará conhecer o básico dos ciclos de cio, ovulação, níveis de progesterona, níveis de hormônio luteinizante. Você também precisará entender o que uma mãe precisa durante a gravidez, como nutrição aprimorada, suplementos e cuidados veterinários.

Claro, então há os suprimentos que você vai precisar, como caixa de cria. E ainda há mais.

Cirurgia
Complicações nunca são agradáveis ou inexpensivas…

Você está preparado para lidar com o caso de algo dar errado?

Você precisará estar preparado para levar a matriz um veterinário de emergência se ela tiver complicações sérias e precisar de uma cesariana de emergência. Isso vai custar um pouco dependendo do seu veterinário.

Outras complicações do trabalho de parto incluem:

Eclampsia
Distocia (pélvica, outras complicações)
Saco amniótico e problemas umbilicais
Mastite
Hemorragia / reperfusão Lesão
Retenção de placenta e ou filhotes retidos
Metrite
Diabetes gestacional

Ainda não acabou…

Você precisará criar contratos sólidos de reserva e venda de filhotes, certificados e garantias de saúde, formalidades com CBKC cadastro.

É tão verdade que todos “precisam começar em algum lugar” – apenas certifique-se de estar armado e pronto com o conhecimento, as ferramentas e a experiência para obter o melhor e mais importante, com a maior segurança possível.

Links para recursos educacionais sobre tópicos de criação de cães:

Cursos AKC Canine Collegehttp://instituteofcaninebiology.org

Instituto de Biologia Canina

Kai, um bom shiba
Jogoso Shiba – WincOnline Design and Photography

#3 Menitoria e Comunidade

Encontrar um mentor para guiá-lo em seu caminho de criação de Shiba é, de longe, um dos componentes mais importantes para ter sucesso em seu programa.

Os criadores de Shiba que têm experiência em exibição e criação podem ensinar coisas que não podem ser facilmente aprendidas com métodos de autoaprendizagem.

Eles o guiarão pelas reviravoltas do mundo dos cães de exposição e fornecerão informações sobre como a política de reprodução funciona e como melhor incorporar-se ao “lado bom” dos criadores com quem você gostaria de trabalhar no futuro.

Mais importante, eles podem ajudá-lo a desenvolver um “olho” para avaliar Shibas e evitar a “cegueira do canil”.

Além disso, certifique-se de se conectar com a maior comunidade de cães de exposição de Shiba em sua área. Participe de shows de cães.

Junte-se a clubes de Shiba locais.

Ajude nos resgates de Shiba, se houver alguma organização dedicada a isso em sua área.

Quanto mais você se conectar e se envolver, melhor.

Como encontrar mentores de Shiba

O primeiro passo para encontrar um mentor adequado é pesquisar criadores em sua área. Eventualmente, você desejará visitar o mentor pessoalmente e, também, participar de exposições de cães, eventos etc. Espero que você já tenha participado de exposições de cães em sua área, o que facilitará muito o contato com possíveis conexões.

Em seguida, basta entrar em contato com os criadores e iniciar um diálogo com eles para ver até onde vai.

Você provavelmente obterá resultados muito melhores se aprender tudo o que puder sobre o programa dos criadores, conquistas e objetivos antes do contato inicial. Além disso, certifique-se de ter seu plano de criação concluído para que você possa compartilhá-lo com o criador. Estude a “linguagem” do criador o máximo possível para causar uma boa primeira impressão.

Não leve para o lado pessoal, se você não conseguir encontrar um mentor imediatamente. Os criadores levam vidas ocupadas e nem sempre podem retornar as comunicações imediatamente.

Apenas continue tentando e sempre, sempre seja educado e positivo. Se o criador simplesmente não está sentindo isso – apenas agradeça a eles por seu tempo e siga em frente graciosamente.

Links para a Comunidade Shiba:

Grupo do Facebook de Criação Funcional

#4 Plano Completo de Criação

Criar um plano de criação de Shiba é um dos primeiros e mais importantes passos a serem dados.

Ter um plano detalhado abordando seus objetivos e um plano de ação fornecerá uma imagem clara do que você estará lidando e do que você precisa para alcançá-lo.

Um plano de reprodução deve incluir:

Seus objetivos de criação
Onde você vai conseguir seu plantel de "fundation bitch", cadela inicial
Os custos de tudo (cães, testes, suprimentos, contas do veterinário)
Como você garantirá a compatibilidade genética por meio de testes, linhagem,
preparação do parto
Desmame dos filhotes, socialização, exames veterinários, vacinas
Acompanhar e aprimorar o plano de ação

Suzanne Ozasa - jogoso shiba

Comece com uma fêmea, “fundation bitch”, de qualidade. Ela deve ser típica no corpo, tipo de cabeça, bem construída, saudável e capaz de conquistar um campeonato. Ela deve possuir força, tamanho médio a grande, substância e boa massa óssea. Por causa de sua força e massa corporal, uma base feminina como essa tem versatilidade. O proprietário pode acoplá-la com vários tipos de reprodutores e obter um sucesso razoável em cada ninhada.

Suzanne Ozasa – jogoso shiba
Dinheiro em pote de comida

#5 Dinheiro – um monte de dinheiro

Em um mundo perfeito, ninguém chamaria a criação de cães de “negócio” – simplesmente porque o principal objetivo de uma empresa seria ganhar dinheiro. No entanto, o principal objetivo de um programa de melhoramento de preservação seria preservar e melhorar uma raça. Portanto, qualquer criador de Shiba ou entidade que pense que a criação é um “negócio” pode ser alguém que desalinha com os objetivos de um verdadeiro criador de preservação.

Para ser franco, a criação para preservação quase sempre custa mais do que se recebe de qualquer renda com a venda de filhotes. Em alguns casos, os custos para o equilíbrio da receita levam a balança ao extremo.

Isso geralmente se deve a um criador que não poupa gastos para fornecer o melhor para seus cães, ao mesmo tempo em que tem muito poucos filhotes para vender devido ao tamanho do canil, problemas de saúde ou simplesmente ninhada pequena e acasalamentos pouco frequentes.

Para a maioria dos criadores de preservação, ter um meio-termo feliz e pelo menos chegar perto de “empatar” é um objetivo nobre.

Por causa do tamanho médio da ninhada, a criação de Shibas “normalmente” custará muito mais do que a criação de cães com ninhadas maiores, como Retrievers ou Mastiffs.

[Quanto custa iniciar um programa de Criação de Shiba]

Os custos para iniciar um programa de criação de Shiba dependem de sua localização, seus objetivos e a disponibilidade de um plantel promissor de “fundação”. Uma estimativa aproximada seria em torno de 10 a 15 mil dólares.

[Custos de Acasalamento e Parto] valores relativos aos USA em dólares.

< veja tabela de emolumentos brasileira>

  • Plantel de fêmeas de boa qualidade, com registro regular($5,000)
  • Suprimentos para adaptar a casa e para os cães ($700 por cão)
  • Testes de saúde e de DNA ($1150 por cão) 
  • Taxa de registro ($50 por cão)
  • Microchipagem ($30 por cão)
  • Exame veterinário ($90 por cão)
  • Medicamentos (verme do coração, pulgas / carrapatos, etc) ($300 por cão)

[Despesas iniciais com base em UM cão] valores relativos aos USA em dólares

  • Se não tiver padreador em seu plano
    • Taxa de cobertura ($2,500) Ou “grátis” se o proprietário escolher um filhote na ninhada
    • Se o padreador não estiver na sua vizinhança, então mais estes custos:
    • Coleta de sêmen ($400)
    • Congelamento de sêmen($300 + $95 custo anual de congelamento)
    • Remessa e manipulação de sêmen ($350)
  • Para as Fêmeas:
    • Ultrasonografia ($300)
    • Raio X($200)
    • Teste de progesterona($350)
    • TCI Inseminação Transcervical x 2 ($550)
    • Inseminação Artificial ($500)
  • Toalhas e suprimentos para parto ($275)
  • Alimento($200)
  • Vermífugos e remédios ($135)
  • Visitas do veterinário ($100)
  • Suprimentos para filhotes(coleiras, guias, almofadas, camas) ($200)
  • Registro dos filhotes($100)
Portanto, a estimativa final para iniciar o programa e o primeiro acasalamento é aproximadamente US$ 14 mil a US$ 15 mil se você precisar pagar por um serviço de congelamento/transporte de sêmen. Os custos serão menores se você possuir um padreador ou tiver um acordo de escolha de filhotes com o proprietário do macho que você gostaria de usar.

Esteja ciente de que esta lista não é exaustiva e os preços podem variar de região para região.Além disso, esses custos estão assumindo que "tudo correu bem e conforme o planejado".

Você também precisa de uma quantia substancial de fundos de backup caso seja necessário atendimento e tratamento veterinário de emergência.

Além disso, você obviamente precisará de fundos extras para quaisquer eventos e emergências imprevistos. Portanto, ter uma reserva adicional de pelo menos 15 mil também é importante. Se você acha que esses custos são altos, é porque eles são.

Cuidar e ser responsável pela vida e pelo bem-estar de outros seres vivos tem um custo tremendo em todos os aspectos. E se você não estiver em condições de fazê-lo financeiramente ou de outra forma, tudo bem. Talvez você seja capaz de assumir a responsabilidade mais tarde em sua vida. Faça o que fizer, não assuma uma responsabilidade para a qual não está preparado. Ponto

Shiba dormindo

#6 – Ambiente e Espaço Adequado

Não são muitos os humanos nem os cães que gostam de viver em alojamentos apertados. É por isso que o espaço é um componente crítico para ter um ambiente produtivo de criação de cães – e quanto mais espaço, melhor.

Embora as operações do tipo fábrica de filhotes geralmente mantenham os cães confinados em pequenas “gaiolas”, programas de criação respeitáveis ​​dão a seus cães o máximo de espaço possível, com muitos criadores permitindo que seus cães permaneçam em seus próprios aposentos.

Vários shibas em cima de uma cama
Jocoso Shibas

Você precisa avaliar seu espaço e ambiente para determinar os limites de seu programa de reprodução. Se você tem alguns acres, obviamente pode expandir para mais cães ao longo do tempo. Mas se você tem uma situação típica de vida suburbana com um quintal de tamanho médio, obviamente você estaria limitado na quantidade total de cães que pode acomodar confortavelmente.

Idealmente, os cães nunca devem ficar confinados em pequenos canis por longos períodos de tempo e, em vez disso, devem viver dentro de casa com sua família humana para melhor socialização.

Ter canis disponíveis é útil para certas ocasiões, mas também aumenta a chance de “confiar” demais no canil, resultando em um Shiba que tem menos chance de interação e socialização. Peças-chave para um cão feliz e emocionalmente equilibrado.

Você tem “casa” suficiente para compartilhar com Shibas adultos e filhotes? Será um “não” óbvio se você mora em um condomínio ou até mesmo em uma casa geminada. (Você pode gerenciar um pequeno programa de reprodução com não mais que adultos, se planejar adequadamente)

Também ter um quintal cercado é muito importante com Shibas, pois seus instintos de caça fazem com que sejam notórios “corredores”.

Shiba mergulhando

#7 – Tempo e Energia

A maioria dos criadores de preservação trata seu trabalho como um trabalho em tempo integral. E deveriam. A criação para preservação não é algo que deve ser feito em seu “tempo livre”, pois seus cães e filhotes terão você em um turno de tempo integral. Portanto, se você também tem uma carreira ocupada com crianças humanas, a criação para preservação pode não ser a melhor opção – a menos que em uma escala “micro” (uma única cadela de ninhada ou um casal).

Com grande parte do clima de negócios do mundo sendo alterado pelo Covid-19 – muitos se viram trabalhando em casa, o que facilitaria a criação para preservação melhor do que ficar no escritório por 40 horas mais tempo de carro toda semana.

Shiba em carrinho de bebê

#8 Sistema de Suporte

A criação para preservação é um chamado especial para apenas alguns humanos dedicados que estão dispostos a ir além por sua amada raça de cães. É essencial que outros membros de sua família estejam a bordo para apoiá-lo e ajudá-lo quando necessário. Se houver alguém na casa que se oponha ao seu projeto ou simplesmente não apoie seus esforços – é melhor esperar até que você esteja em uma situação com mais apoio.

A tensão negativa e os desentendimentos não são bons para os humanos e definitivamente não são bons para os cães inocentes com os quais nos importamos tanto. Além disso, certifique-se de ter feito conexões positivas com outros criadores e mentores que podem ajudá-lo a navegar pela sua primeira criação e além.

Há também alguns grupos de apoio à reprodução online que podem ser valiosos, desde que você saiba como filtrar conselhos não comprovados e, claro, os insultos ocasionais.

Shiba molhado
Mika the fluff ball

#9 Boa saúde física

Criar, criar e criar cães é um trabalho fisicamente exigente – especialmente com cães maiores.

Felizmente, os Shibas estão na extremidade pequena ou média do espectro de tamanho do cão. No entanto, eles com certeza podem ser muito Shiba em qualquer tamanho de corpo que possuam. É por isso que é importante estar fisicamente saudável e capaz de atender às necessidades diárias intermináveis ​​dos cães e filhotes sob seus cuidados. Do treinamento, à caminhada, à limpeza – as exigências físicas às vezes podem ser extenuantes até mesmo para os jovens e em forma. Compreender sua saúde física e seus limites é importante antes de assumir grandes responsabilidades.

Tenha um plano de backup que inclua suporte para os momentos em que você não puder cuidar adequadamente de seus cães.

Shiba com belo olhar

#10 Sólido caráter

A decisão de se tornar um criador de preservação é um compromisso sério. E ser uma pessoa íntegra é muito bom nesse campo. Você deve estar fazendo o seu melhor para atender às necessidades da raça do seu cão em primeiro lugar. Isso significa que a saúde de nossos cães e futuros cães deve vir ANTES das considerações financeiras.

E assim você terá que estar preparado para fazer sacrifícios e ter perdas quando necessário.

Isso significa que você não vai “se arriscar” e criar um cão (não importa quanto você pague) que seja um portador conhecido de doença genética. Em vez disso, mantenha-o como animal de estimação ou encontre um lar adequado para animais de estimação.

A maioria dos criadores de preservação realmente considera o que seus cães precisam primeiro, antes de qualquer outra coisa.

No entanto, você sempre encontrará alguns que conscientemente criarão seus cães com doenças genéticas conhecidas à espreita em seus cromossomos simplesmente para obter um fluxo de caixa positivo.

E é uma verdadeira vergonha.

No mundo das exposições de cães, é do conhecimento geral que é muito provável que você encontre pessoas com atitudes negativas e improdutivas. Esses tipos geralmente não acreditam em compartilhar seu conhecimento, mas o mantêm dentro de si como fonte de orgulho ou o que acreditam ser “poder”.

Filhote bocejando
Ridiculamente adorável filhote de Jocoso Shibas

Em conclusão

A criação para preservação depende de transparência, educação e ajuda de outros criadores para serem os melhores que podem ser. Felizmente, seu caminho será apoiado por mentores atenciosos e abertos, em vez de encontrar obstáculos por imprevisão.

A melhor coisa que você pode fazer, é claro, é ser uma boa pessoa. Ser honesto, gentil e generoso com o seu compartilhamento de conhecimento. E por isso todos podemos fazer a diferença na vida dos cães que adoramos. É por isso que estamos fazendo isso, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?