A Preparação da Ninhada de Filhotes de Shiba

Ninhadas de Shiba – Procedimentos preambulares para a reprodução

Ninhadas de Shiba

Minha vida é monótona.
Eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem, também. Por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros, Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música… A raposa calou e considerou por muito tempo o príncipe: Por favor, … cativa-me! Disse ela.

O Pequeno Príncipe de A. Saint-Exupéry

Objetivos de Filhotes de Shiba

A reprodução de cães, gostamos de pensar, é tarefa similar a escultura, em que se produz obras de arte vivas.

Ela exige arte, sem dúvida, mas também uma extraordinária quantidade de conhecimentos específicos, seja sobre biologia canina, seja sobre as características inerentes à raça, tanto as fisiológicas quanto as pertinentes ao correto temperamento. Este último aspecto muitas vezes é subestimado, até que encontremos um Shiba muito bonito, que entra em pânico ao menor estampido, como se não fosse um cão de caça.

Como programar bons filhotes de shiba

Mais do que isso, a reprodução de alta qualidade exige recursos e meios somente disponíveis a quem se dedica integralmente, como alimentos especiais, equipamentos adequados, métodos.

O propósito da criação será sempre o aprimoramento da raça, a produção de exemplares sucessivamente melhores do que seus antecedentes. Isso envolve conhecimentos básicos de Genética e de Estatística.

Quaisquer animais de raça pura, que sejam deixados a cruzar de forna natural tenderão à entropia, à perda de qualidade, à sucessiva piora. Assim, considerando que em cada ninhada haverá exemplares com diferentes graus de qualidade, é preciso selecionar os melhores para utilizar na reprodução. É de patamar em patamar que se conquista o aprimoramento.

Criação de cães de raça pura é um processo propositivo e metódico.

O Criador precisa estudar, iniciando com o Padrão da Raça, que é a sua “planta” de construção. Deve consultar outros criadores, veterinários, árbitros cinófilos. E, mais recentemente, poderá contar com análise de DNA de seus exemplares, para antecipar muitas das características de suas ninhadas, do fenótipo deles, do seu temperamento que é também herdado, e até de muitas das principais moléstias a que a raça é submetida costumeiramente.

E, se quiser cães de elevadíssima qualidade, precisa estudar a Epigenética.

Criar com seriedade envolve esforço e custos elevados, pois há muitos exames laboratoriais e produtos indispensáveis que não são conhecidos ou acessíveis aos “criadores de fundo de quintal” ou amadores. De outra parte, 25% do preço de um filhote pode estar representado pela “taxa de cobertura” de um Padreador de qualidade, que deverá ser pago ao dono do macho, mediante um contrato.

Escolha dos Reprodutores e seu acompanhamento

Após havermos, criteriosamente, definido os reprodutores, a Matriz e o Padreador, de uma nova ninhada, e, se for o caso, firmado um Contrato de Cobertura com o proprietário do macho, passamos a acompanhar o cio da fêmea, utilizando uma clínica especializada, que através de exames sucessivos vai definir o momento adequado para o “casamento”. Essa clínica é a Fertivida em Porto Alegre.

Clinica Especializada em Reprodução, inclusive de Shibas

Ainda que a inseminação artificial tenha atingido níveis de competência equivalentes à natural, até o momento não a utilizamos, devido à legislação brasileira que dificulta enormemente a importação de sêmen de outros países.

Normalmente buscamos o padreador escolhido com bastante antecedência, em outro estado da federação. A viagem é feita de automóvel, para evitar estresse. Ele fica hospedado conosco, solto em nosso sítio, somente recolhido a um canil à noite.

As matrizes do Shibashow serão comprovadamente corretas por ostentarem títulos de Campeã ou mais elevados, bem como serão acompanhadas do respectivo DNA, comprobatório da ausência de propensão a determinadas moléstias e indicativo do perfil genotípico, para consideração em eventuais reproduções.

O estado presente do exame de DNA, no caso brasileiro, já torna possível obter painéis específicos da raça Shiba, por exemplo na Box4Dog. Assim, temos a oportunidade de, além de garantia de paternidade e pureza de raça, poder:

Detectar doenças hereditárias

Criadores têm a responsabilidade de escolher os reprodutores com as melhores chances de produzir filhotes felizes e saudáveis. Os testes genéticos desempenham um grande papel nisso, dando aos criadores um alerta de que pode haver uma tendência para uma doença que se esconda no DNA de um cão.

Painel de DNA de Shibas
Shiba importado da Itália

Testes de DNA também estão disponíveis para detectar genes para cor e tipo de pelagem. Um cão pode ter uma determinada cor, mas pode carregar os genes para outra cor, padrão ou textura que poderão aparecer na prole.

Alchy, nosso primeiro macho, foi adquirido do canil Tessaiga, um dos melhores do mundo. Ele veio acompanhado do seu perfil de DNA e, assim, podemos ter mais controle sobre os resultados de seus cruzamentos, dado que é absolutamente vermelho. Na foto, Fullmetal Alchemist Go Tessaiga, está na casa de nossa filha, em Madrid, Eurovillas, a caminho do Brasil.

“O conhecimento do status genotípico é a ferramenta mais poderosa do criador para a eliminação de doenças genéticas.”


Orthopaedic Foundation for Animals, Inc

Ao se aproximar a data do cio, submetemos nossas matrizes a uma consulta veterinária para avaliar seu estado e, aproveitando, já as vacinamos nessa oportunidade, para aumentar a taxa de imunidade própria e transmitida a seus filhotes.

Desse momento em diante, passamos a ministrar alguns suplementos, prescritos pela Veterinária, que irão melhor condicioná-las para a gestação e ampliar a saúde física e mental de seus filhotes.

Alimentação apropriada da Mãe

E também, modificamos a alimentação, ministrando a ração profissional HT 42d, específica para fornecer os ingredientes necessários ao máximo desenvolvimento dos óvulos e filhotes. Essa ração é prescrita para do início da fase de cio até o 42º dia de gestação.

HT 42d SMALL DOG é especialmente formulada para atender as necessidades nutricionais de fêmeas reprodutoras (até 11kg) desde o 1º dia de cio até o 42º dia de gestação.”

Ração especial para cadelas no cio

Passamos, então, a acompanhar a fertilidade da matriz, em exames semanais, de forma a garantir que o casamento se processe no melhor momento possível.

Na data de máxima fertilidade indicada pela clínica Fertivida, reunimos o casal para o cruzamento.

Observamos o primeiro cruzamento e, a partir desse, deixamos o casal à vontade.

No trigésimo dia do cruzamento, levamos a cadela a uma clínica especializada, a Clinica Veterinária Dr. Ricardo Sacchet para realização de uma ecografia gestacional, que evidencie a quantidade de filhotes e sua condição.

Esses eventos, o de cruzamento e laudo da ecografia, são informados aos que houverem se inscrito, gratuitamente, em nossa “lista de espera”. Da mesma forma, relatamos todos os acontecimentos relevantes até o nascimento da ninhada.

No quadragésimo terceiro dia do cruzamento, substituímos a ração HT 42d da fêmea pela Mini Starter da Royal Canin, que é exclusiva para profissionais e específica para a obtenção dos melhores resultados da gestação e desenvolvimento dos filhotes.

Ração profissional para cadelas em gestação e primeiro dias dos filhotes de SHiba

MINI STARTER – Alimento completo para cães – Especial para cadela de raça pequena (peso entre 1 e 10 kg) e para os seus filhotes: cadela no final da fase de gestação e na fase de lactação – Filhotes no período de desmame até aos 2 meses.”

Ninhadas de Shiba

Acompanhamento da futura mãe

Confirmada a prenhez e avaliada a quantidade de filhotes, permanecemos acompanhando a fêmea, garantindo que se exercite sem excessos e que possa descansar o suficiente, pois que se tornam muito amorosas e sonolentas. Suas energias são direcionadas a formação das novas vidas.

Organização da estrutura para as Ninhadas de Shibas

Mãe Shiba na caixa de cria

Com a antecedência de alguns dias da data prevista de nascimento, que consta do laudo da ecografia, iniciamos a montagem da estrutura adequada, normalmente no nosso quarto de dormir e no da casa de hóspedes, que permita à fêmea se acostumar com a caixa de cria e já haja disponibilidade de diversas mudas de forração, para que seja assegurada a plena higienização do ambiente.

Na foto ao lado, a Kiko, com 52 dias de gestação, iniciando sua aclimatação na caixa de cria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?