SHIBA ITENS NECESSÁRIOS

SHIBA ITENS necessários para o primeiro enxoval, sem desperdiçar dinheiro com produtos exóticos.

ENXOVAL PARA O NOVO SHIBA

Shiba: KIT DE ENTREGA ShibaShow®

Caso adquira o seu filhote de Shiba com o ShibaShow, você já vai ganhar alguns itens que compõem o nosso protocolo de entrega:

SHIBA NOVO: ITENS IMEDIATOS

#1 CAMINHA

Shibas filhotes, que ainda estarão trocando os dentes de leite, são um tanto destrutivos (ainda que muito menos do que outras raças). Portanto, a caminha inicial deve ser resistente. O modelo que mais nos agrada é aquele como um travesseiro amorfo, sem qualquer estrutura de conformação. Algo como a do desenho. Não gastem muito, quando adultos eles serão muito respeitadores e poderão utilizar equipamentos sofisticados e luxuosos, se os donos quiserem.

SHIBA ITENS

#2 PRATO PARA COMIDA

Não há dúvida. O melhor são os pratos de aço inoxidável, bons, duráveis, fáceis de higienizar. Posteriormente, poderão se utilizados suportes reguláveis para evitar que o cão precise se abaixar para comer ou simplesmente colocar o prato em cima de algo que fique na altura do Shiba em pé, mas inicialmente não faz sentido.

#3 PRATO PARA ÁGUA

O mesmo tipo de recipiente da comida pode ser utilizado para a água. Por medida de boa cautela, gosto de ter dois pratos para água, simultaneamente.

#4 ESCOVA

Shibas têm pelagem dupla, então as escovas tipo Furminator podem prejudicar. OU seja, não use Terminator e Furminator, como a do centro. Luvas e outros modelos, em geral, são inúteis.

Procure adquirir uma escova simples, que resove o problema. Em épocas de troca de pelo, é possível que duas escovas ajudem, uma para remover, a outra para retirar os pelos da escova primeira. Ou uma escova e um pente metálico, em conjunto são práticos para limpar a escova que fica bem densamente carregada.

#5 CORTADOR DE UNHA

Shibas em apartamento não desgastam as unhas, o que é importante para que o cão possa se locomover corretamente. O melhor cortador, para variar, é o mais simples, desde que tenha uma “colher” limitadora, para evitar exageros, visto que as unhas de cães são irrigadas e podem sangrar. Junto com o cortador, é bom dispor de um pó hemostático, embora alguns utilizem “maizena”.

Claro está que caminhar em calçadas de concreto ou coisa similar faz o desgaste natural das unhas evitando este trabalho, nem sempre bem recebido pelos Shibas.

#6 ANTI PARASITAS

Há muitos antiparasitas, em diversas formas. Ainda que eu tenha relutado em aderir à coleira, mesmo com recomendação de minha veterinária, acabei me convencendo, eis que é o melhor custo/benefício entre todos.

Cuide de verificar se o produto protege contra a dirofilariose, popularmente conhecida como verme do coração, é uma doença grave que pode atingir cachorros que vivem ou visitam regiões litorâneas e têm contato com mosquitos dos gêneros Culex (pernilongo comum), Aedes (sim, o mesmo da dengue) e Anopheles que estejam infectados. Por incrível que pareça, há humanos que falecem disso. É uma doença complicada, que merece estudo pelos tutores. Veja também se protege contra a Leishmaniose. incurável. Use o link no título acima para um estudo mais profundo inclusive quanto aos preços.

Ver mais sobre o verme do coração. Ver mais sobre a leishmaniose

Os demais parasitas tais como pulgas e , os carrapatos, bem mais perigosos, também são eliminados pelas coleiras.

Há outras alternativas, tais como pipeta, coleiras de menor duração mais baratas, etc. mas é sempre bom verificar se o espectro de proteção. Se o filhote ganhar uma coleira, para menos de 8 kg de peso, que é mais barata, haverá tempo suficiente para estudar melhor o assunto e decidir por outra solução, se for o caso.

#6 BRINQUEDOS

Filhotes brincam com qualquer coisa, principalmente com as almofadas de que mais gostamos. Não precisam de brinquedos no sentido lato, brincam com garrafas pet e o que mais estiver disponível. É importante que haja brinquedos permitidos, para que dissipem a energia. Um exemplo é a corda dental, como essa.

O brinquedo é importante para criar um diferencial entre o que pode e o que NÃO pode ser mastigado.

Este post é quer dar uma indicação de que o Shiba é um cão primitivo, rústico, simples, higiênico e que tem em seu padrão, recursivamente, a palavra “moderado”. Não precisa de muito para ser feliz, senão a atenção e amor de seus tutores.

#7 Coleira e Guia

Deixamos de mencionar a coleira e a guia por que fazem parte do kit de entrega do ShibaShow, juntamente com a caixa de transporte personalizada com o nome do filhote.

Deixamos de mencionar a coleira e a guia por que fazem parte do kit de entrega do ShibaShow, juntamente com a caixa de transporte personalizada com o nome do filhote.

Evidentemente, são importantes. A coleira deve ser prematuramente colocada no filhote (se já não portar a coleira antiparasitas) para que se acostume com ela, o que é necessário para sua vida social. Deixar de fazer isso, mesmo que periodicamente, poderá resultar em um desafio similar ao da doma de um cavalo selvagem, com um coro dos famosos gritos, os “shiba shout“.

Também deixamos de mencionar a ração para filhotes por que nossos clientes recebem um kit da Royal Canin diversos elementos e porção de ração para filhotes. Essa porção é da mesma ração que utilizamos, para que seja mantida ou, se for o caso, sirva para o processo de transição para a nova ração de filhote que será utilizada.

Também deixamos de mencionar a ração para filhotes por que nossos clientes recebem um kit da Royal Canin diversos elementos e porção de ração para filhotes. Essa porção é da mesma ração que utilizamos, para que seja mantida ou, se for o caso, sirva para o processo de transição para a nova ração de filhote que será utilizada.

Nós usamos a ração Puppy Medium

Processo de Troca de Ração
#10 Encerra e portas

Nos primeiros tempos, os filhotes não são tão civilizados e nipônicos como logo virão a ser.
Assim, pode ser interessante criar um espaço próprio para eles, seja delimitando um ou alguns cômodos da residência, com o emprego de uma porta adequada.

Outro equipamento útil, da mesma natureza, é a encerra (conhecida como ex pen ) que pode ser montado e desmontado, ocupando pouco espaço.

Pode ser útil o material que a Royal Canin disponibiliza sobre a preparação para a chegada e outros existentes no mesmo site.

Enxoval Educacional – Cuidados Adicionais

O Comando Não

Um dos primeiros cuidados, para a educação doméstica do seu novo Shiba, é o ensinamento da palavra não. Preferencialmente, de forma ríspida, como se fosse em japonês (nada a ver, mas os corretivos da mãe Shiba são assim, imediatos e assertivos, sem margem para dúvidas). Com isso você poderá protegê-lo dos riscos inerentes à sua imensa curiosidade e espírito de exploração.

Passeios de Automóvel

Filhotes sempre mantidos em terra firme, em virtude da proteção contra moléstias, enquanto não concretiza a sua imunidade adquirida, costumam enjoar e vomitar quando submetidos a um trajeto longo em automóvel. Assim, para evitar que isso ocorra a caminho do veterinário ou em uma viagem de fim de semana é conveniente conduzi-lo em pequenos trajetos, tais como uma valta no quarteirão ou um pouco mais, sucessivos. Bastam três ou quatro vezes e ele estará pronto para enfrentar o enjoo, definitivamente.

SHIBA NOVO: ITENS MEDIATOS

O valor economizado na compra racional do enxoval pode ser reservado para, com calma, adquirir outros itens muito convenientes:

Uma caixa de transporte para Shiba adulto, é muito conveniente. Procure por uma boa marca, se tiver “bala na agulha”. escolha a Vari Kennel ou similar. Dessas, tenho algumas há mais de 20 anos.

Alternativamente, uma cadeirinha para automóvel, ainda que a caixa seja mais segura e possa ser empregada em hotéis, e viagens aéreas, etc.

Ela deve ser número 03, mas é bom conferir pois há diferenças entre fabricantes.

Ela deve ser número 03, mas é bom conferir pois há diferenças entre fabricantes.

Há os mais diversos preços e amplitude de competências, na Amazon ou outros comércios na internet, mas qualquer um que realize acompanhamento em tempo real pelo celular já é um grande recurso. Adquiri um deles, mas não o testei completamente. Vou fazer um estudo e publicar um post a respeito,

Quanto maior o conhecimento do tutor ou proprietários, mais capaz de garantir a felicidade e saúde do pet ele se torna. Os Kenneis clubes são ambientes que reúnem, socialmente, pessoas amantes de cães e fornecem educação e informações a respeito. Há eventos sociais, jantares, festas, com preços módicos. Mais do que isso, eles podem oportunizar a apresentação de cães em exposições ou em esportes cinófilos, hobbies verdadeiramente prazerosos. Tudo isso por quantia modesta, de 40 dólares por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?