Shibas e Peixes Ornamentais

Guppies maturam aos três meses e reproduzem mensalmente, independente de nova fertilização, e, portanto, são mais fáceis para distinguir a reprodução aleatória da seletiva. Os cães, embora sigam as mesmas regras genéticas, têm um ciclo muito mais longo.

Portanto, melhoria não é para amadores de fundo de quintal, que cruzam ao acaso, com o que estiver disponível.

Então, sabemos que cruzamentos muito próximos, pais e filhas, primos, podem acelerar a conquista de determinadas virtudes pretendidas, porque a existência de dois genes de igual efeito potencializa esse efeito. Mas, como já dissemos, pode, também, fazer surgir defeitos e moléstias que estavam mantidas em recesso.

A Dra. Fabiana alerta na apostila a seguir citada (e linkada) que ” Desta forma, é de extrema importância, ao planejar este tipo de acasalamento, realizar o cálculo do COI antes de efetivar a reprodução, afinal um COI superior a 11% será um valor que demonstra grande risco, e o/criador tem condições de trocar o futuro pai ou mãe da ninhada, para produzir uma ninhada com mais segurança.

Assim, acompanham o fenótipo dos genitores, mas também o dos descendentes, estabelecendo relações de causa e efeito e tendo o poder de vetar cruzamentos provavelmente mal arquitetados.

Os mesmos critérios são adotados pelo Clube Alemão de Pastores Alemães, que submetem os cães a um Teste de Predisposição de Cruzamento, não só quanto ao padrão da raça, mas também quanto ao temperamento adequado. Aqui também pessoas qualificadas visitam as ninhadas nascidas para registro da qualidade.

Os pedigrees desses clubes especializados são mais informativos que os normais, da FCI. Mas isso é um fenômeno cultural, inerente aos alemães, sempre disciplinados, organziados e amantes de animais.

Os pedigrees da CBKC consignam os titulos promocionais dos exemplares que dele constam. Assim, os interessados podem confirmar que esses exemplares, quando titulados, foram submetidos a escrutínio de suas qualidades morfológicas e de temperamento, por árbitros altamente competentes.

Essa já é uma informação relevante, embora não seja terminativa. Não basta que ambos os genitores sejam bons e de boas linhagens, é preciso compatibilizar o casal para obter uma determinada melhoria.

Veja na tabela ao lado, todas as possibilidades que um Shiba tem de possuir titulos promocionais.

Esses códigos antecedem o nome dos cães listados no anverso do pedigrees, evidenciando que são campeões, grande campeões ou o que mais sejam.

Como sabemos, algumas características possuem uma capacidade de transmissão maior do que outras, ou seja, uma maior herdabilidade. Assim, características diferentes terão diferentes importâncias em cruzamentos.

Shibas e Peixes Ornametais

Cada genitor possui uma dose dupla de um gene dominante. Toda a progênie será puramente dominante para essa característica. Ela não carregará nenhum gene recessivo.

Apenas um genitor é puro para o gene dominante, o outro parece ser puro, mas carrega o gene recessivo. Metade da progênie será pura para a característica, a outra metade parecerá pura para a característica, mas carregará o gene recessivo.

Apenas um genitor parece ser puramente dominante, mas carrega a característica recessiva, ou seja, é puramente recessivo. Tem que ser, ou então pareceria com os de gene dominante, que mascaram o gene recessivo. Metade da progênie parecerá com o genitor que é aparentemente dominante, mas que carrega um gene recessivo, Metade será como o de gene puramente recessivo. Ou seja, todos os filhos carregam um ou dois genes recessivos para a característica.

Ambos os genitores parecem ser puramente dominantes, mas cada um carrega um gene para a característicca recessiva. Os filhotes desse casamento serão 25% puramente dominantes, com ambos os genes dominantes, 50% aparentemente dominantes, como os pais, mas carregando um genen recessivo, 25% parecerão com os avós dos quais os pais herdaram os genes recessivosl.

Um genitor é puramente dominante, com dois genes dominantes. O outro é puramente recessivo, com dois genes recessivos. Todos os filhotes vão parecer com o genitor com a característica dominante, mas cada filhote vai carregar um gene recessivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?