SHIBA – casamento superlativo #1

Casaram aqui no ShibaShow® o Alchy e a Kanpai, para que ela dê continuidade a sua importante linhagem e seus tantos predicados.
O pedigree dessa futura ninhada, prevista para abril de 2024 pode ser visto neste LINK.

SHIBA

O Campeão Fullmetal Alchemist go Tessaiga, dispensa comentários, mas quem estiver interessado em saber melhor sobre a sua origem e a importância da sua linhagem que remonta ao Japão, pode acessar um descritivo em SHIBA – o adorável Fullmetal Alchemist go Tessaiga, um Shiba importante.

A Campeã, Campeã Panamericana, Grande Campeã, Grande Campeã Panamericana, Campeã Internacional de Beleza Kanpai Kalu Ryuu Hime Leonor Akita PR, Melhor Shiba do Brasil em 2020, conforme o ranking oficial da CBKC , também dispensa comentários. No anos seguinte, o Melhor Shiba Adulto do Brasil, foi seu pai, Yuto, o que atesta a qualidade de sua linhagem..


SHIBA

A partir de agora, a Kanpai irá consumir uma ração adequada para a gestação, a HT42d da Royal Canin, que somente será substituída pela ração Starter, destinada a lactação e papinha de desmame, no 43 dia de gestação. Ambas fazem parte do sistema profissional da |Royal Canin e não são vendidas ao público.

Já estivemos com a Kanpai na Fertivida, seja para fazer exame de progesterona, que indicou o melhor dia para o casamento, seja para atualizar vacinas e vermífugos, ampliando a resposta imune do futuro colostro. Claro está que sofreu um exame pleno em busca de qualquer anormalidade: tudo certo.

Após o casamento, surgem os cuidados gestacionais.

No trigésimo dia de gestação, vamos fazer uma ultrassonografia, para verificar a normalidade da gestação a quantidade de filhotes e a data prevista de nascimento. Os que tiverem registrado o interesse em nosso formulário próprio: Inscrição na Lista de Espera do ShibaShow® vão receber cópia do laudo desse evento.

No 43º dia de gestação, passamos a fornecer a ração Starter

Os filhotes vão nascer no 63º dia de gestação, mais ou menos. Nossa clínica de diagnóstico por imagem tem acertado em 100 % das datas, precisamente. É normal que o parto ocorra de madrugada. É uma experiência maravilhosa ver como um Shiba, um cão primitivo, possui instintos tão aprimorados para a gestão do elenco de cuidados necessários para a limpeza, estimulação e conforto dos nascituros. E já possuem esse “conhecimento” desde a primeira gravidêz. Há tantos gestos de carinho, que é impossível não ficar emocionado.

Ela lhes dá banho, ela os aproxima das tetas, ela os cobre, movimentando as cobertas com o focinho, ela estimula seu intestino, lambendo a barriga deles, ela consome suas fezes, para que algum predador não seja atraído pelo cheiro, ela está sempre presente, vigilante, carinhosa.

Sabemos da importância dos genótipos dos pais, para a qualidade dos filhotes, isso é de conhecimento comum.

Muito do que os filhotes virão a se tornar depende de como eles serão tratados nos primeiros dias e meses, em que ainda estarão com os criadores.

São quatro os períodos críticos do nascimento até os primeiros meses de vida:

Transicional: quando o filhote deixa de se arrastar para caminhar, abre os olhos e começa a ouvir.

Social: quando o filhote passa a ter uma percepção social, horizontal, reconhecendo irmãos e desenvolvendo o “senso de pertencimento” social, vendo a que espécie pertence. E, claro, se posicionando quanto ao ser humano, de forma adequada, se bem conduzido. Nesse período, o cão deve ser submetido ao máximo de experiências, como pisos e sons, para que conquiste segurança. Essa é a utilidade do nosso Centro de Treinamento.

Juvenil: onde o cão terá aprendizado estável, ou seja, quando o cão passa a ter memória de suas experiências. Aqui inicia a educação, que será por conta dos novos proprietários. É também o período em que o filhote é separado de mães e irmãos. Aqui, o mais importante é manter o conquistado na fase Social, evitando traumas e más experiências.

Logo após o nascimento, começamos a formalizar o processo de registro dos filhotes junto ao Kennel Clube.

Nessa oportunidade, os que já tiverem formulado uma Intenção de Compra, poderão executar a Reserva de Filhote e, então, fornecer o nome pelo qual o animal será chamado, seja com a nossa ajuda, ou de forma independente. Esse nome será, necessariamente japonês, e será procedido de um sufixo com o nome do Canil e com as iniciais dos genitores.

Isso não impede que o filhote seja chamado por outro nome, escolhido pelos donos. Mas o nome oficial permanecerá, apesar do “nome artístico”. A Tomoe Gozen, por exemplo, é carinhosamente tratada Tommie por sua família.

Os que vierem a adquirir os filhotes mais tarde, terão o nome escolhido por nós, para efeito de registro.

A reserva implica o pagamento de 15%, aproximadamente, do valor do filhote. A partir dela, o filhote será imediatamente identificado com uma fita colorida, logo substituída pelo número do chip. E, então, todos os eventos subsequentes serão informados aos futuros proprietários, sejam vídeos, sejam fotos, sejam laudos de check up, ou qualquer notícia pertinente.

Aos 25 dias de nascidos, os filhotes são everminados, para maior eficácia da vacina.

O protocolo de vacinação prescrito por nossa Veterinária prevê cinco eventos vacinais até os 3 meses de idade, quanto normalmente são entregues os filhotes. Pelo menos três dessas são aplicadas antes da entrega. Esse protocolo segue os ditames da www.wsava.org

Aos 28 dias de nascidos são submetidos aos primeiro evento vacinal, a vacina puppy, que protege contra Parvovirose e Cinomose, em uma formulação reduzida, específica para filhotes novos, adotada pelos melhores ciradores, apenas.

Nesse periodo, fornecemos fotos, vídeos e até acompanhamento por câmaras, mas não permitimos visitas, em proveito da absoluta segurança dos filhotes, que devem estar em paz e silêncio absoluto.

É bom saber que em cada evento são ministradas uma ou mais vacinas, sendo algumas de caráter mandatório como a já citada puppy e outras dependentes do indivíduo, de sua localização e condições ambientais do momento. A decisão é da Veterinária, ouvindo conhecendo nossas condições ambientais.

Na visita ao Veterinário para a vacina, é feito o primeiro de vários checkups, em todos os filhotes, para exame de sua correção, saude e vitalidade.

Nas imunizações seguintes, as vacinas são sempre aplicadas por veterinários na mesma clínica, para possibilitar novos exames de saúde e normalidade, como, por exemplo, a descida dos testículos dos machos, a dentição perfeita (de leite) e a inexistência de moléstias, tais como ácaros nos ouvidos, etc.

Todas as vacinas são da Linha Ética, privativas de veterinários, dado que são consideradas mais efetivas do que as nacionais, devido ao maior taxa de anticorpos que produzem. Tanto é assim, que, se o filhote for viajar após os três meses, quando se exige vacina antirábica, a vigilância sanitária dos aeroportos não aceita vacinas nacionais. No ShibaShow® somente aplicamos a vacina antirábica quando há exigência para a viagem. A decisão de ministrar essa vacina, nos demais casos, ficará por conta do novo proprietários e seu veterinário.

Portanto, ao serem entregues, dependendo da idade, os filhotes poderão precisar de mais uma ou duas doses de vacina, a critério do novo veterinário. Mas a próxima data constará na respectiva carteira de vacinação.

O chip é exigência da CBKC para que não haja dúvidas sobre a individualidade do filhote. Isso acaba com as malfadadas fitinhas coloridas que precisavamos manter para não errar nas entregas.

E é um poderoso instrumento de segurança, tal como a gravação a laser nos diamantes, que permite a identificação por veterinários e outros criadores.

O sistema da AnimallTag é muito poderoso e pode armazenar a vida do exemplar, seus proprietários e respctivas coordenasda, suas fichas médicas, seus diagnósticos, laudos de exames, etc….

Iniciamos com a papinha de desmame com base na Starter umedecida. Essa é uma ração especial, privativa de criadores profissionais, que viabiliza o máximo desenvolvimento físico e intelectual dos filhotes. Ela é fornecida em pasta, até que os filhotes consigam mastigar os palets secos. Será o alimento dos filhotes até os 60 dias.

Dos 60 dias em diante, adotamos a PUPPY MEDIUM da Royal Canin, até a entrega. Essa ração é disponível no comércio. O novo proprietário poderá continuar com essa ração ou trocar para outra de filhote de boa qualidade (pois o filhote somente será adulto, em termos de alimentação, por volta dos 8 a 10 meses)

Além do Kit da Royal Canin, os filhotes são acompanhados de:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?