Filhote de Shiba

O Filhote de Shiba

O filhote na primeira semana não caminha, para mamar e se aproximar das fontes de calor tem que se arrastar. Durante esse período o filhote se encontra em uma fase vegetativa, pois sua vida é dominada pelo sonho e por atividades reflexas. A permanência da mãe junto aos filhotes é fundamental para o bem-estar deles. Ela estimula a digestão e a excreção, lambendo a barriga dos filhotes. Também digere as suas fezes, possivelmente por atavismo, para não deixar que predadores sejam atraídos pelo odor.

Também, os pelos de filhote começam a ser substituídos pelos definitivos, gradualmente, em um processo demorado.

Na sétima ou oitava semana o filhote está completamente desmamado e é capaz de ingerir por si mesmo o alimento sólido e a água de que necessita. Com oito semanas está preparado para separar-se de sua mãe e seus companheiros, ainda que seja preferível os manter juntos até o mesmo momento de sua despedida, aumentando progressivamente os períodos de ausência da mãe.

Antes, PREPARE O AMBIENTE DE SUA CASA.

  • Com que alimento ele está sendo nutrido e qual é o horário das refeições?
  • Ele começou o treinamento para ir ao banheiro e em que nível está?
  • Quais são as rotinas diurnas e noturnas atuais?
  • Ele teve algum problema de saúde?
  • Quando ele recebeu tratamentos contra vermes?
  • Ele tem um chip de identificação?
  • Que experiências sociais ele teve até agora?
  • Como são os temperamentos e as personalidades de seus pais?
  • Os certificados de vacina e saúde estão disponíveis para ele?
Filhote de Shiba

Aos três meses, o filhote troca de companheiro e quer brincar com as pessoas. As convida a compartilhar sua atividade frenética, sua vontade de jogo contínuo.

Faz reverência para convidar para o jogo, com os olhos cravados em seu dono.

Seu cérebro, quase formado, se converte em uma esponja necessitada de informação. O filhote se mostra interessado por tudo o que o rodeia, qualquer objeto que se move, qualquer ruido, o tráfego, uma porta, etc. Deve-se evitar o esgotamento e o submeter a estímulos demais. Será conveniente que o filhote nessa fase descubra o mundo. Assim, devemos nos armar de paciência para deixar que investigue, dando-lhe margem para que possa farejar, escutar e ver. Toda essa informação que ele está assimilando o fará ganhar segurança.

O crescimento máximo se alcança entre os três e cinco meses. É o momento em que se formam os laços mais firmes e as relações mais profundas entre teu cão e você. A partir desse mês o filhote está pronto para suas primeiras lições sérias de obediência, sempre com muita paciência e suavidade.

Geralmente, um cão é considerado totalmente maduro após um ano e meio de idade. Algumas estruturas, tal como a arcada zigomática, somente se estabelecem nesse tempo. É quando o cão assume uma fisionomia de maduro.

Quando o filhote atinge a maturidade, ele tende a ser mais enérgico e protetor. Podemos olhar para a sua linguagem corporal para detectar comportamentos agressivos antes que tenham consequências. Mas as repressões devem ser brandas, inteligentes, sem afronta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?