SHIBA – casamento superlativo #2

SHIBA


SHIBA


SHIBA
SHIBA

A partir de agora, a Kiko irá consumir uma ração adequada para a gestação, a HT42d da Royal Canin, que somente será substituída pela ração Starter, destinada a lactação e papinha de desmame, no 43 dia de gestação. Ambas fazem parte do sistema profissional da |Royal Canin e não são vendidas ao público.

Já estivemos com a Kiko na Fertivida, seja para fazer exame de progesterona, que indicou o melhor dia para o casamento, seja para atualizar vacinas e vermífugos, ampliando a resposta imune do futuro colostro. Claro está que sofreu um exame pleno em busca de qualquer anormalidade: tudo certo.

Após o casamento, surgem os cuidados gestacionais.

No 43º dia de gestação, passamos a fornecer a ração Starter

Os filhotes vão nascer no 63º dia de gestação, mais ou menos. Nossa clínica de diagnóstico por imagem tem acertado em 100 % das datas, precisamente. É normal que o parto ocorra de madrugada. É uma experiência maravilhosa ver como um Shiba, um cão primitivo, possui instintos tão aprimorados para a gestão do elenco de cuidados necessários para a limpeza, estimulação e conforto dos nascituros. E já possuem esse “conhecimento” desde a primeira gravidêz. Há tantos gestos de carinho, que é impossível não ficar emocionado.

Ela lhes dá banho, ela os aproxima das tetas, ela os cobre, movimentando as cobertas com o focinho, ela estimula seu intestino, lambendo a barriga deles, ela consome suas fezes, para que algum predador não seja atraído pelo cheiro, ela está sempre presente, vigilante, carinhosa.

Sabemos da importância dos genótipos dos pais, para a qualidade dos filhotes, isso é de conhecimento comum.

Muito do que os filhotes virão a se tornar depende de como eles serão tratados nos primeiros dias e meses, em que ainda estarão com os criadores.

São quatro os períodos críticos do nascimento até os primeiros meses de vida:

Juvenil: onde o cão terá aprendizado estável, ou seja, quando o cão passa a ter memória de suas experiências. Aqui inicia a educação, que será por conta dos novos proprietários. É também o período em que o filhote é separado de mães e irmãos. Aqui, o mais importante é manter o conquistado na fase Social, evitando traumas e más experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?