TRAJETÓRIA DO CANIL SHIBASHOW NO RANKING BRASILEIRO
2020
Nossa primeira Shiba, nossa foundation bitch, foi a Kanpai, nascida em 21/07/2018 e que iniciou sua campanha nas pistas em 2020, sagrando-se o melhor Shiba do Brasil, nesse ano.
Nessa campanha conquistou vários títulos, entre os quais o de Grande Campeã da Raça.
Em resumo, julgada por diversos árbitros cinófilos, especialistas, nacionais e internacionais, Kanpai Kalu Ryuu Hime Leonor Akita PR foi considerada o melhor Shiba do país a competir no ranking oficial da Confederação Brasileira de Cinofilia, órgão máximo da cinofilia no país, vinculado à FCI (Federação Cinológica Internacional).
2021
No ano seguinte, 2021, o ranking adulto foi vencido por Yuto Kashimasou Maru Leonor Akita PR, o pai da Kanpai, do mesmo canil.
Nesse mesmo ano, o ranking brasileiro do Brasil para cães até 18 meses, foi conquistado por HK Yoko Worlock Black, nascida no ShibaShow, filha de Kiko, também adquirida no canil Leonor Akita.
Nesse mesmo ano, o ranking brasileiro do Brasil para cães até 18 meses, foi conquistado por HK Yoko Worlock Black, nascida no ShibaShow, filha de Kiko, também adquirida no canil Leonor Akita.
2022
No ano seguinte, 2022, Yoko, adulta, confirmou sua qualidade, vencendo o ranking adulto da CBKC. Não competimos no ranking jovem.
Além disso, após ter homologado títulos normais, como o de de Grande Campeã da raça, HK Yoko Warlock Black, nascida no ShibaShow conquistou o título de Campeã Internacional de Beleza, emitido pela Federação Cinológica Internacional, com sede na Bélgica de com abrangência mundial.
Não competimos no ranking jovem, que foi vencido pelo Akebono e, cabe mencionar, apresentou um filhote do Myrakita, cujo titular, André, nos deixou este ano.
2023
No ano seguinte, no ranking adulto, já aparece o Full Metal Alchemist Go Tessaiga, por nós importado da Itália.
Alchy, Ful Metal Alchemist Go Tessaiga, criado pela melhor criadora de Shibas fora do Japão, é descendente de campeão europeu e, mais importante, de uma lenda nas linhagens japonesas do NIPPO, o Junken No Fukuryuu Go Kyushuu Junkenkai
O melhor Shiba jovem desse ano foi a nossa querida Tokyo Akebono Ibaraki Ken.
Tokyo e seu handler, em um Best in Show.
Vê-se o sorriso orgulhoso da sua dona querida.
2024
No ano seguinte, 2024 o ranking nacional jovem foi conquistado para Kaori, de nossa criação. No ranking adulto, Kaori, mesmo só tendo participado parcialmente por motivos de idade, figura na segunda posição.
Em sua primeira apresentação, na classe Jovem, competindo com adultos, conquistou um Melhor da Raça, escore excepcional para uma “criança”, que é impedida de receber a classificação de “Excelente”, podendo apenas, pela idade, ser dita “Muito Promissora”.
CONCLUSÃO
Assim, cremos que a correção de nosso cães, sejam os adquiridos para reprodução, sejam os nascidos em nosso canil, fica consagrada, pelas sucessivas vezes que conquistamos a condição de melhor do Brasil, mediante julgamento por árbitros nacionais e internacionais.
Criar cães vencedores em exposições e competições vai muito além de simplesmente serem de raça pura. É um verdadeiro desafio onde o talento, a arte e um cuidado incansável se harmonizam para alcançar a excelência. Não se trata apenas de genética; a dedicação do criador é o catalisador que transforma um filhote promissor em um vencedor.
O talento começa na seleção criteriosa dos pais. É preciso ter um olhar apurado para identificar as linhagens com as melhores características genéticas, que se alinham ao padrão da raça e prometem temperamento equilibrado. Mais do que pedigrees, é a capacidade de visualizar o potencial de uma combinação, prevendo como os traços desejados serão passados adiante, nesse jogo complexo da Genética.
A arte entra em jogo na criação e no manejo diário. Alimentação balanceada, exercícios adequados e socialização precoce moldam o desenvolvimento físico e mental do cão. A apresentação na pista são pinceladas finais que realçam a beleza e a conformidade do animal.
Por fim, o esforço é o alicerce de todo o processo. Horas incontáveis são dedicadas ao treinamento de obediência e ringue, à preparação da pelagem, à saúde e ao bem-estar geral. Lidar com vitórias e derrotas, manter a paciência e a persistência, e investir financeiramente e emocionalmente são partes integrantes dessa jornada. É o trabalho árduo e a resiliência que transformam o potencial em realidade e a arte em sucesso.