A Cauda do Shiba

O Padrão Básico da Nippo estabelece “A cauda é grossa e forte. Ela pode ser em foice ou enrolada. Em comprimento, ela alcança quase a articulação do jarrete”.

Embora as caudas possam não ser muito importante na maioria das raças, é tremendamente importante no Shiba. Entre os criadores japoneses, um conceito chamado tokucho refere-se a qualidades que fazem os cães japoneses distintos de outras raças, e raças japonesas que não transmitam essas características são ditas de descendência duvidosa. Dessas características, a cauda é considerada a mais importante. Na verdade, é dito que orelhas eretas e cauda carregada sobre as costas são as duas marcas características das raças japonesas. A cauda precisa auxiliar nos movimentos ágeis e rápidos típicos do pequeno Shiba, e ajuda o cão a manobrar enquanto caça.

Como já foi escrito muitas vezes, o Padrão Nippo não é comparável ao nosso conceito de Padrão. Nos Estados Unidos e demais países, em geral, os critérios para julgar uma raça em particular devem estar expressamente dispostos. No Padrão Nippo, por outro lado, alguns itens muito importantes são considerados tão óbvios que não são sequer mencionados. Embora uma cauda caída não seja especificamente mencionada como uma falta, em qualquer exposição japonesa um Shiba com a cauda caída não tem a mínima chance de ganhar do que teria um cão com a mesma característica especificamente mencionada no Padrão americano.

A palavra mais importante utilizado no Padrão Nippo para descrever a cauda é a palavra japonesa chikarazuiyoi, que é traduzida

Cauda do Shiba

como “forte e poderosa”. Chikarazuiyoi significa forçado, forte, vigoroso, viril, reafirmar. Embora a palavra signifique forte, ela também tem uma acepção de ação. Assim, a cauda precisa ser grossa, isso não quer dizer que que os cobertura de pelos da cauda seja grossa. É verdade que os pelos da cauda são mais longos do que os pelos no resto do corpo, e a impressão de grossura é tornada ainda maior porque os pelos se afastam da cauda. Mas a grossura da cauda deve também provir de sua estrutura óssea – da própria grossura das vértebras da cauda. Uma cauda fina não pode expressar a força que os cães japoneses precisam ter. Esse tipo de cauda é chamado ogami porque os pelos formam a forma de mãos orando.

Tendo em vista que a cauda deve ser carregada sobre as costas, há duas categorias de caudas permitidas no Shiba. Elas são maki-o (cauda enrolada) ou sashi-o (cauda em foice), muitos subtipos tanto da cauda enrolada como em foice existem. Algumas são mais preferíveis do que outras, mas não há preferência para qual o lado a cauda se curva. A direção é determinada olhando a cauda do cão pela traseira; uma cauda dobrada à esquerda espirala em direção ao quadril esquerdo, a dobrada à direita espirala em direção ao quadril direito. Pela nossa observação, curvada à esquerda parece ser mais comum do que as direitas, mas as curvadas à direita não são raras, e ambas são igualmente boas.

Há quatro formas da cauda enrolada, que são mostradas no diagrama, do número 1 ao número 4. O número 1 é a cauda enrolada mais desejável, a de curva simples. Em termos de beleza, de expressão das características temperamentais e flexibilidade para o movimento apropriado uma volta simples é preferível a dobra dupla ou meia dobra.

O número 2 mostra a dobra dupla. Mesmo que não fazendo exatamente duas voltas, é uma cauda apertada que faz mais de um círculo. O fato de que essa cauda curva é menos desejada do que a de volta simples é comumente mal entendido pelos criadores de Shiba e juízes fora do Japão. Muitos assumem que por que uma cauda caída é ruim, uma cauda em dobra dupla é melhor. Mas, no Japão, a cauda em dobra dupla é considerada menos atrativa do que a de dobra simples e menos desejável por que a maior flexibilidade da dobra simples a faz um leme melhor para o movimento do cão.

O número 3 mostra a cauda tako-maki que é indesejável no Shiba. (Um taiko é um grande arco decorativo usado nas costas de um quimono). A curva nesse tipo de cauda é mais fechada do que a do número 1, mas não tão fechada quanto no número 2. A característica distintiva desse tipo de cauda é que a curva inteira está acima da linha das costas.

O número 4 mostra uma cauda frouxa que está no meio do caminho entre a cauda curva e a cauda em foice e é portanto chamada de meia-curva ou meia-foice. Esse tipo de cauda é considerado de fraca aparência, não expressa qualidades de bom temperamento e não é um tipo de cauda muito desejável.

Shashi-o (cauda em foice) é mostrada no número 5 até o 7. Embora não visto com a mesma frequência da cauda curva, a cauda em foice adequada é considerada tão boa quanto a cauda curva. Rapidez e agilidade de movimento são considerados extremamente importantes para as atividades de caça do Shiba, e a cauda em foice, por que expressa grande vigor e rapidez e ajuda no movimento – é considerada um bom tipo de cauda.

O número 5 mostra o tipo de cauda em foice que é mais comum, uma que se inclina fortemente para frente e é carregada quase paralela à linha das costas. Os número 5 a 7 são todos de caudas sashi-o, o número 5 mostra o que é mais comumente entendido pelo termo. O número 6 mostra a cauda tachi-o. Tachi-o é uma longa espada, e as qualidades da espada de vigor e carregamento de força devem ser evidentes nesse tipo de cauda. Nunca deve haver algo fraco ou frouxo na aparência de uma cauda em foice.

O tipo de cauda no número 7 é naginata-o. Uma naginata é uma alabarda, que é um tipo de machado. Esse tipo de cauda não pode ser confundido com a cauda curta congênita. Embora a postura seja similar, a naginata-o tem comprimento normal. Dos tipos de cauda em foice mostrados nos números 5 ao 7, o tipo mostrado no 5 é considerado o mais desejável, mas os tipos 6 e 7 também são bons se forem fortes e grossos.

O número 8 mostra a cauda tan-bi ou cauda curta. Essa cauda muito rara é hereditária e listada como uma falta no Shiba. Também é chamada de cauda chasen, denominada assim pelo formato de um batedor de bambu que é usado como agitador de chá no Japão. A cauda curta é mostrada em trabalhos de arte há muito tempo, e assim tem uma espécie de apelo nostálgico, mas atualmente é considerada muito indesejável.

CBKC

Últimos posts

castração de filhotes

Castração

E-books

dragaopath

Ryuu Katana

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?