O Homem e o Cão

História do Cão e do Homem

Em Origins of the Domestic Dog (Origens do cão doméstico),o registro fóssil em grande escala por Stanley J. Olsen, de 1985, descobertas de cães da China e outras partes da Ásia são tratadas intensivamente, o Japão, no entanto, está totalmente ausente. Este post pode ser entendido como uma tentativa de integrar o trabalho de outro estudioso, Hasebe, àquele e, assim, tornar o Japão mais visível no mapa internacional de pesquisa de cães pré-históricos”.

Edited, translated and introduced by Holger Funk, July 2008.

O QUE DIFERE O HOMEM DOS OUTROS ANIMAIS

A questão sobre a característica que mais o distingue o homem dos seres não humanos, sempre ocupou filósofos e cientistas.

Sabe-se há algum tempo que existia uma pré-condição anatômica para o desenvolvimento da linguagem nos hominídeos (isto é, o homem pré-histórico e seu parente mais próximo, o chimpanzé). Esta pré-condição foi o abaixamento da laringe provocada pela postura ereta.

Pesquisadores japoneses ultimamente presumiram que outra pré-condição anatômica fisiológica foi necessária, ou seja, um rebaixamento do osso hioide que só o homem tem. Uma vez rebaixado, a vocalização tornou-se possível, como a articulação bilabial e labiodental de consoantes.

Devido a essas pré-condições, aproximadamente 170.000 anos atrás uma protolíngua (um amálgama de gesto e vocalização) foi criada, que acabou por volta de 50.000 anos atrás em uma linguagem humana do Homo sapiens

A competência linguística é certamente uma característica marcante que distingue o homem do animal. No entanto, se tivermos consciência do fato de que os gêneros Homo (humano) e Pan (chimpanzé) já estavam separados definitivamente cerca de 5 a 6 milhões de anos atrás, torna-se óbvio que a capacidade de linguagem é um conquista muito tardia. Portanto, é legítimo perguntar se a linguagem como uma característica distintiva de humano e animal é suficiente ou se existe um critério que vai mais longe no passado.

UM CÉREBRO EXIGENTE

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que o cérebro ampliado e elaborado do homem precisa de uma quantidade maior de energia. O cérebro humano é um órgão absolutamente “voraz”. A fim de satisfazer necessidades crescentes de energia, foram necessárias técnicas especiais para obter uma fonte adequada de alimentação, principalmente carne. Ela pode ser encontrada (casualmente), roubada (ocasionalmente) ou sistemática e continuamente capturada, ou seja, caçada.

História do Cão e do Homem – A CAÇA

A caça não é uma prática qualquer ao lado de muitas outras que contribuem para a nutrição. É mais do que uma técnica de subsistência pois reflete em uma organização complexa de comportamento que abrange toda a existência.

Os caçadores e coletores do Paleolítico, como Homo erectus ou Homo neanderthalensis primeiro capturaram apenas carniça e presas fáceis, como animais doentes ou presos em vegetação, folhagem espessa ou fendas íngremes. A carne capturada era usada como alimento, a pele para roupas e os ossos como ferramentas como, por exemplo, tubos de chifre que podem ser usados para comunicação entre caçadores.

Os primeiros animais domésticos utilizados para alimentação por volta de 8.000 a.C. foram cabras, ovelhas, gado e provavelmente porcos. Muito antes dessa época, os cães tinham aparecido, sendo os primeiros animais domésticos. Esses primeiros cães certamente não eram mantidos para consumo, muito pelo contrário, eles eram tidos como cães de caça e de guarda.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Mikhail Sablin, que analisou o primeiro cão encontrado em Bryansk, perto de Moscou, apontou em uma entrevista que, presumivelmente, hierarquias de distribuição de recursos desiguais já havia sido estabelecidas e apenas pessoas privilegiadas podiam comprar um cachorro. Assim, desde o início os cães também foram objetos de prestígio e símbolos de status.

Cães de todas as partes do mundo que foram cuidadosamente enterrados fornecem evidências de que dentro de um período muito curto do tempo um tipo excepcional de relacionamento social, emocional e ritual entre homem e cão havia se desenvolvido. Diferentes formas de enterrar cães junto com humanos ou sozinhos, demonstram que os cães eram considerados indivíduos por direito próprio, como companheiros a uma pessoa falecida, bem como um objeto de sacrifício. A estima especial do cão visto em conexão com sua função de cão de caça, pode ser inferida do fato de que, acompanhada da diminuição da importância da caça nos períodos agrícolas subsequentes, essas formas de enterros também foram descontinuadas.

Cães enterrados

ORIGEM DO CÃO

Desde que pesquisadores japoneses trouxeram – em suas palavras – “evidência molecular direta de que o ancestral do cão doméstico é o lobo”, em 1997, é de comum acordo que o cão doméstico deriva do lobo cinzento.

SUBJUGAÇÃO

A teoria da subjugação é exemplarmente representada por Stanley J. Olsen com base na observação de que homens e lobos compartilhavam métodos semelhantes de caça em bando e estruturas sociais de grupo. Ela assume que os caçadores do Paleolítico Superior logo perceberam o quão útil a audição do lobo e os sentidos olfativos poderiam ser para a caça. Em vez de considerar o lobo como rival no território de caça comum, o homem tentou conquistar o lobo como auxiliar de caça. A reaproximação para fins de subjugação finalmente teve sucesso porque o lobo era adaptável o suficiente para ser domesticado. Como outras tentativas frustradas de domesticação com hienas, gazelas e raposas no antigo Egito demonstram, essa adaptabilidade do lobo estava longe de ser uma coisa natural, muito pelo contrário, do ponto de vista do homem era um golpe de sorte.

AFILIAÇÃO

A teoria da afiliação, em contraste, duvida que o homem tenha uma visão ampla o suficiente para perceber as enormes vantagens que as habilidades do lobo ofereciam para a caça.

História do Cão e do Homem

Ao contrário dos animais domésticos, como gado ou porcos, os lobos domesticados não representou um valor imediato e apreciável como recurso alimentar. A teoria da afiliação assume que em lobos solteiros, vadiavam em torno de habitações humanas em busca de restos. A distância natural de aproximação gradualmente foi diminuindo.

De acordo com esta teoria, proclamada por Erik Zimen e Ray e Lorna Coppinger, os lobos não foram domados por iniciativa do homem, muito pelo contrário, os lobos se aproximaram dos humanos e podiam ser domados ainda filhotes. A origem do cão doméstico, assim, não foi um ato de subjugação do lobo, mas o lobo se submeteu espontaneamente em um ato de auto domesticação. Uma consequência dessa teoria é que o lobo não era interessante para o homem por causa de suas qualidades de caça, mas simplesmente como catador de sobras e restos.

MAIS UMA TEORIA

Ambas as teorias aqui esboçadas deixam muitas questões em aberto. Em uma série de artigos inspiradores, o biólogo austríaco Wolfgang M. Schleidt propôs uma abordagem bastante nova para superar as alternativas de subjugação e autodomesticação. O que há de novo é que ele inverte a relação entre homem e lobo radicalmente. Partindo da assunção de um caráter basicamente “mau” dos hominídeos, ele assume que o lobo modificou o comportamento do homem: o homem primitivo egoísta aprendeu dos lobos como agir altruisticamente, socialmente – os lobos mostraram ao homem o caminho à “humanidade”. O homem não domou o lobo, pelo contrário, o lobo criou o homem “lupificado”.

PRÉ HISTÓRIA JAPONESA

Diferente da pré história europeia, a pré história japonesa pode ser vista em um período sem cerâmica (Pré-cerâmica) e outro caracterizado pela cerâmica. O período pré-cerâmico durou aproximadamente até 12.000 a.C., o período subsequente, chamado Jomon, até o século 2 a.C.

Como em todas as sociedades de caçadores e coletores, no Japão também a caça junto com a pesca era o recurso alimentar mais importante pois, ao contrário dos alimentos vegetais, estava disponível o ano inteiro.

O javali e o veado foram caçados principalmente usando armadilhas, bem como caça menor (lontra, marta, lebre e doninha) possivelmente usando armadilhas. As armadilhas tinham cerca de 1,5 m de comprimento e 1,5 m de profundidade e possuíam diferentes dispositivos (postes) em seu interior para privar o animal capturado de mobilidade.

Eles foram instalados ao lado das pegadas dos animais na esperança de que um deles pudesse ser pego. Uma técnica mais eficaz era colocar armadilhas em fileiras e flanqueá-las por cercas. Dessa forma, os animais poderiam ser conduzidos para esses corredores com as armadilhas. Essa é uma técnica também conhecida de outras partes do mundo. As armas de caça eram pontas de flecha de pedra em hastes de bambu

O único animal doméstico durante o período Jomon foi o cão que, junto com os primeiros colonizadores, veio para Japão pelo sul ou pelo norte via Ásia continental. O cão Jomon tinha estatura média, focinho comprido e stop raso. Ele foi usado para a caça

O Shiba Moderno – continuação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?