Títulos Promocionais dos Cães

O primeiro artigo do Regulamento do Títulos Promocionais da CBKC reza:

A concessão de títulos promocionais de conformação e beleza de âmbito nacional visa ao reconhecimento dos exemplares possuidores de qualidades excepcionais que os aproximam das características descritas pelo padrão oficial de cada raça,
incentivando, deste modo, os criadores a aprimorarem seu plantel, tendo como referência, para uso na criação, os detentores de títulos promocionais de beleza , que garantam a excelência de suas qualidades e a proximidade do ideal preconizado pelo padrão oficial ”.

Ele é quase que autoexplicativo. Nós, do ShibaShow®, investimos em campanhas de exposições de nossos cães, para que tenhamos certeza de que merecem integrar nosso plantel e reproduzir suas qualidades. As pessoas que julgam os cães e concedem tais títulos, os árbitros homologados pela FCI, precisam deter profundo conhecimento de anatomia e dinâmica canina e das características preconizadas para cada raça. Isso é um processo que demanda anos de estudo e prática.

Titulos Promocionais dos Cães

A palavra “beleza” no título do regulamento envolve muito mais do que aparência física. Antes de mais nada, a beleza de um exemplar é determinada pelo padrão da respectiva raça, não tem nada a ver com “sex appeal”, tem tudo a ver com a conformação e os pendores que fazer o cão maximamente competente para a seu objetivo funcional.O Shiba, por exemplo, é um cão de caça: tudo nele, inclusive o temperamento, tem que garantir a máxima eficiência na caça.


Cães que apresentem faltas sérias, ditas desqualificantes, nos termos do respectivo padrão, serão retirados das exposições: não poderão reproduzir ou retornar às pistas de exposição. Seus filhos serão SRD
(Sem Raça Definida)

Assim, quando vemos um Shiba com medo de fogos de artifício e estampidos de tiros, reconhecemos que isso é uma falha, algo que compromete sua função: como poderá caçar se estiver em pânico com um mero tiro. Esse Shiba não deve ser reproduzido, pois que o temperamento é geneticamente herdado e esse temor pode passar para seus filhos,

Quando recebemos um diploma de Campeã Internacional de Beleza, da nossa Yoko, emitido e registrado na Bélgica, na sede da FCI, sabemos que ela foi testada centenas de vezes, por diversos estudiosos de diferentes países, todos conhecedores da nossa raça, e que foi julgada excelente por essas pessoas. Excelente, aqui, sendo a expressão de conformidade e aderência ao padrão emitido pela FCI, com base no padrão da NIPPO.

Mais do que isso, já tivemos filhos da Yoko e eles também foram testados em exposição, obtendo títulos que confirmam que ela, excelente, “imprime bem”. Nada é certo na reprodução canina, tudo é estatístico, probabilístico, mas, convenhamos, é melhor encomendar uma obra a um artista de renome do que esperar qualidade em um qualquer do povo.

Os cães somente podem ser apresentados, por razões de segurança e desenvolvimento, após quatro meses e um dia. Nesse estágio, inicialmente concorrem a títulos relativamente fáceis, com o sentido de avaliar sua conformidade ao padrão da respectiva raça.

Para jovens

Campeão Inicial(a partir de 4 meses e um dia, até 6 meses)

Requer que dois árbitros, pelo menos, concedam CCI (Certificado de Campeão Inicial) ao exemplar em uma exposição cinófila, e, claro, que seus responsáveis requeiram a homologação desse título.

Campeão Filhote (6 meses e um dia a 9 meses)

Requer que três árbitros diferentes, pelo menos, concedam Certificado de Campeão Filhote ao exemplar em uma exposição cinófila e que seus responsáveis os homologuem.

Campeão Jovem (9 meses e um dia a 18 meses)

Requer que, pelo menos, quatro árbitros diferentes concedam Certificado de Campeão Jovem ao exemplar em exposição cinófila e que seus responsáveis os homologuem.

O s títulos anteriores recebem diplomas e podem ser anotados na coluna de dados técnicos do Certificado de Registro de Origem (Pedigree) do exemplar, mostrado ao lado. Mas eles não serão incluídos na linha genealógica dos descendentes de seu portador.

Ou seja, esses títulos podem ser portados pelo exemplar que os conquistou, mas não serão expressos nos pedigrees de seus descendentes, dado que os julgamentos foram feitos em período em que o detentor não atingiu seu pleno desenvolvimento e ainda poderá mudar sua constituição.

Para adultos

  • Campeão de Beleza(a partir de 15 meses)
  • Grande Campeão de Beleza
  • Campeão Internacional de Beleza
  • Grande Vencedor Nacional

CCI, CCF, CCJ são certificados, que devem ser acumulados para a homologação de títulos jovens.
CAC, CGC, CACPAB, CACIB são certificados que devem ser acumulados, para homologação dos títulos, juntamente com outros comprovantes, como Melhor de Raça, exigidos.

Outros títulos

Há outros títulos tais como: Campeão Pan-americano, Grande Campeão Pan-americano, Campeão Veterano, Campeão Latino-americano, Campeão Internacional Jovem, Campeão Internacional de Exposição, Campeão Internacional Veterano, Campeão Pleno, Jovem Vencedor Nacional, mas eles são menos comuns. Alguns se aplicam a situações ou raças diversas do Shiba.

A multiplicidade de combinações possíveis para um determinado exemplar está expresa na tabela constante do verso do pedigree, onde por exemplo A1 significa Campeão, A2 Campeão + Grande Campeão, A3 Campeão Panamericano e BD Campeão + Título Conquistado no Exterior.

Essas duplas de letras, quando for o caso, passam a anteceder o nome do exemplar, no anverso do pedigree.

Assim, ao adquirir ou analisar um exemplar, é possível ver se seus pais, avós, bisavós, etc… são cães que consquistaram títulos comprobatórios de sua excelência.

Em nosso caso particular, cadastramos nosso exemplares, também, no Shiba Inu Pedigree, internacional, onde constam várias informações sobre seus antepassados, sem limites de gerações.

No esforço de obter os títulos básicos anteriormente citados, os exemplares acabem reunindo os requisitos para homologação dos demais, cujos requisitos são similares.

Como esclarece a introdução do Regulamento, os títulos se destinam a reconhecer os exemplares possuidores de qualidades excepcionais. Isso não implica em que os cães desprovidos de títulos sejam piores, mas atesta que os que os detém foram certificados como “excelentes” e excepcionais. Quando se procura dar um tratamento profissional à criação de cães, é preciso que exista um “benchmark” ou seja, medidas e comparativos, para atestar o sucesso.

Todos “julgam” seus exemplares os melhores do mundo, os mais bonitos, os mais inteligentes, mas apenas os que conquistaram o ranking nacional da CBKC podem afirmar que foram os melhores do Brasil naquele ano, tal como a Yoko, a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?