Verão para Shibas: 1 problema

Os Shibas ao contrário dos seres humanos, não regulam sua temperatura corporal por meio da sudorese, pois apresentam um número bem pequeno de glândulas sudoríparas. A respiração é o principal mecanismo de liberação de calor, por isso os animais podem se apresentar taquipneicos nos momentos mais quentes do dia. O Shiba, primitivo, resiste bem, comparativamente, às demais raças, devido à dupla pelagem.

  • O ideal é que os animais sejam mantidos em locais cobertos, arejados e protegidos do sol.
  • A hidratação é um dos principais pontos a serem lembrados.
  • Evitar passeios ao ar livre e atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
  • Cuidados com a aplicação regular de antiparasitários também devem estar no topo da lista dos tutores, pois é nesta época do ano que os parasitas externos e internos encontram melhores condições de reprodução e se proliferam em maior quantidade.

Banhos podem ser dados regularmente, mas não em excesso para não predispor ao risco de dermatites e infecções fúngicas.

Shibas, naturalmente higiênicos e com pelagem dupla, de difícil secagem, devem ter banhos rarefeitos, em nosso entender. Mas, uma toalha molhada pode aumentar seu conforto. E, claro, costumam deitar no chão do banheiro ou outra peça mais arejada.

Cães saudáveis podem ingerir pelo menos 30 ml de água por kg de peso corporal, de acordo com alguns autores. Para um Shiba com 10 kg, mais ou menos, serão 300 ml. Os tutores devem se atentar à quantidade de água que estão oferecendo diariamente e o total que é ingerido pelo animal.

  • Queimaduras de coxins devido passeios em horas de muito sol e calor;
  • Dificuldades respiratórias, cianose, síncopes e convulsões;
  • Cansaço fácil, indisposição, letargia, náuseas e vômitos;
  • Desidratação.

Os principais sintomas da cianose são: apatia, perda de apetite, diarreia, vômito, febre, secreções oculares (remela em grande quantidade), secreções nasais (pus), convulsões, paralisias, tiques nervosos e falta de coordenação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?