Criadora de Shibas #1


Meu mentor no Shiba é Yuuichi Tomimoto, proprietário dos afixos Ryuukyuu Uruma e Gold Typhoon; é um dos grandes criadores da raça no Japão.

Me atrevo a dizer que é o único criador japonês que conseguiu que seus cães triunfassem dentro e fora do Japão, tanto em exposições da NIPPO como em exposições da FCI (como é o Japan Kennel Club) e no resto do mundo. Seus Shibas conseguiram êxito em ganhar o Best in Show ou Best of Breed, na NIPPO, mundiais européias, Cruft, Westminster, e na Exposição Internacional Asiatica. Para mim é uma honra possuir alguns de seus cães e todo um privilégio receber sua MASTER CLASS cada vez que nos vemos. Admiro vários criadores japoneses de Akita, e cada uma de minhas viagens ao Japãon se converte em grandes seminários didáticos. Sempre regresso do Japão com tants ensinamentos em minha mala que às vezes chego à conclusão que “só sei que nada sei”.

Criadora de Shibas

Mas, o certo é que não poderia dizer apenas um nome como meu mentor. Quero criar Akitas que se movam com elegância e força, que sejam capazes de ganhar grupos e Best in Show, me sinto privilegiada de receber o carinho e os ensinamentos de alguns criadores da AKIHO de grande relevância; alguns dos quais considero parte de minha família.

Criadora de Shibas

Até o momento, tenho estado a introduzir tipicidade e expressão, que considero eram as duas grandes carências de ambas as raças na Europa e especialmente na Espanha, e é por isso que eu importei mais de cinquenta exemplares do Japão nos últimos oito anos, fixando, assim, a expressão e o tipo.

Atualmente, estou trabalhando na estrutura e movimentação, que, do meu ponto de vista, é a maior carência que têm ambas as raças japonesas.

Ideal? Um sonho, talvez… Um cão sadio com caráter equilibrado, estrutura correta, movimentação correta e uma cabeça bonita… Talvez sejam impossível? Não sei, mas por isso luto dia a dia.

Me parecen muito similares. Talvez o Shiba tenha um nível de atividade superior, por exemplo, se pode exigir mais exercício do que para o Akita. As diferenças de carater noto mais na fase de filhotes, quando o Shiba é pura alegria e vitalidade, enquanto que o Akita, desde muito jovem mostra muita dignidade e tranquilidade.

Gostaria de agradecer por esta entrevista, desfrutei todas as perguntas, ainda que algumas me tenham produzido certa nostalgia, porém não quero terminar esta entrevista sem dar graças a todos que todos os dias admiram o trabalho do Shun’You Kensha e me ajudam no meu trabalho, alem de me darem forças e carinho para ter o privilégio de entrar em suas vidas. Essa é, sem dúvida, a maior das recompensas que pode obter um criador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?