SHIBAS: quase felinos

Como tutor de Shibas, você vai ouvir “quase gatos” para descrever sua personalidade. Não sei se é uma crítica ou um elogio, mas preciso concordar parcialmente com a afirmativa. Deter algumas virtudes felinas torna o Shiba totalmente único e tão especial.

Nem todos os Shibas terão todas as características a seguir listadas, mas elas são as mais comuns na raça.

Vejamos:

Eles vão explorar o mundo com ou sem você e voltarão quando estiverem prontos. Isso os torna desbravadores: andar sem guia é impraticável para a maioria dos Shibas. Atavicamente, são caçadores; e qualquer “presa” que identifiquem será perseguida imediatamente, sem qualquer aviso prévio.

Mas, diferente dos gatos, os Shibas não possuem um dispositivo de localização avançado para encontrar o caminho de volta. Eles se perdem completamente. Assegure-se de que seu Shiba seja microchipado. Se for mais cuidadoso, compre uma coleira com GPS.

Você os verá constantemente limpando a si mesmos, lambendo as patas, o pelo, esfregando e coçando a face. Não é incomum contornarem poças de água para manter as patas secas.

Não creio que esta afirmativa seja correta, mesmo para gatos. Eles são inteligentes e aprendem rápido. Acontece que eles escolhem não escutar você a maior parte do tempo. Isso é uma característica de quem caçava animais perigosos e não podia, sem risco de morte, aguardar uma orientação do dono.

A parte superior do encosto do sofá é local preferencial para o Shiba. Eles são tão ágeis e pequenos como gatos que podem facilmente subir lá e deitar. Eles também pularão em outros móveis (como a mesa de jantar, se acessível), portanto, certifique-se de que sua casa seja à prova de Shiba.

Você os encontrará sentados aleatoriamente em coisas que lhes dão uma visão mais ampla sobre o ambiente.

SHIBAS

Isso também é chamado de ‘Shibatitude’ entre os tutores de Shiba.

Eles querem, eles querem. Ponto final!

Há algumas variantes. Minha Shiba pessoal, a Kiko, “cola” na minha coxa, quando no sofá. Meu Shiba preferido, Alchy, deita no meu colo. A realidade é que eles fazem contato físico de alguma maneira, como demonstrando: estou aqui!

A Kiko, pela manhã, quando eu levanto da cama, ela sobe e, desprezando o da minha mulher, lambe o meu travesseiro algumas vezes. Depois esfrega as bochechas nele vária vezes, como para capturar meu cheiro. Então desce da cama. Chamo isso de “amor, sublime amor”.

Você provavelmente já viu gatos fazerem isso, mas verá seu Shiba olhando para você fixamente com os olhos semicerrados, o que lhes dá uma aparência soberana. Isso, o olhar limpo, direto, sem subterfúgios, é requerido no Padrão do Shiba, em seu temperamento. É uma postura samurai, autêntica.

Sim, o Shiba não é como nenhum outro cão. Mas é uma personalidade admirável. Minha vida definitivamente tem sido mais divertida e interessante com os Shibas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?